O Investidor Masterchef

 | 04.05.2020 10:48

(Apesar de tudo) O lado bom da quarentena...

É curioso como o ser humano tem uma grande capacidade de adaptação. Talvez seja algum dispositivo evolutivo que faz com que nos adaptemos a praticamente qualquer tipo de situação.

Vejo isso claramente nessa quarentena. Confesso que nunca fui um grande fã de home office, acho que a minha produtividade é melhor no escritório.

Porém, dada as circunstâncias da pandemia, esse é o único caminho possível e me adaptei a esse novo estilo.

Nessa nova rotina, com um pouco mais de organização, você consegue aproveitar o tempo para executar outros planos que já havia largado mão.

Para alguns isso significa tirar o atraso daquelas séries do Netflix (NASDAQ:NFLX) que sempre quis ver. Para outros é aproveitar para aprender a tocar piano ou ler um livro.

Pessoalmente eu tinha vontade de aprender a cozinhar, mas a correria do dia a dia me impedia um pouco que isso acontecesse. Eis que, em meio a essa quarentena, consegui executar esse plano, até que com algum sucesso.

Não me entenda mal. Estou a milhares de quilômetros de uma performance Masterchef. Porém, além do novo hobby, a cozinha me fascina em alguns pontos.

É intrigante como dentre todas as opções de ingredientes, o poder de você encontrar os certos e saber equilibrá-los transforma o seu prato em algo maior e mais saboroso do que seria possível comendo cada uma das partes individualmente.

Muitas delas que, sozinhas, são inexpressivas, mas no todo fazem a diferença. Em investimentos, vale a mesma ideia.

 

Conheça seus ingredientes

Assim como na cozinha, o mundo dos investimentos é repleto de alternativas.

O mercado é como se fosse um grande supermercado, onde ficam disponíveis uma extensa variedade de ingredientes que podem fazer parte do seu prato final (sua carteira).

E, claro, cada um deles tem uma função e se beneficiam dependendo do cenário. A renda fixa é bem versátil, podendo — a depender das circunstâncias — ser mais agressiva ou defensiva — como a Marilia já disse várias vezes.

Os fundos multimercados permitem que você, com um pouco de dinheiro, acesse diversos mercados e estratégias distintas, muitas delas que não seriam possíveis de serem replicadas pela pessoa física — seja pela falta de instrumento ou nível de recursos necessários.

Em ações, você tem aquela exposição às empresas que sobreviveram a esse Brasil, terra onde até o passado é incerto. Ao mesmo tempo que, ao investir em bolsa americana, você coloca um pézinho no exterior e mitiga um pouco as turbulências da nossa terra.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

E, assim como nos pratos, cada um desses ingredientes são ótimos separadamente. Eles geram ótimos retornos ao longo dos anos, em maior ou menor grau.