O Macaco Derruba a Ásia no Início de seu Reinado; Todos Esperam Yellen

 | 10.02.2016 11:15

ÁSIA: O macaco jogou os principais mercados asiáticos para baixo na primeira semana de seu reinado do Ano Novo Lunar.

O sharemarket australiano mergulhou para o "bear market" pelo segundo dia de vendas alimentada pela negatividade dos bancos (apesar de um lucro sólido do Commonwealth Bank), quedas dos setores de energia e recursos naturais. O S&P/ASX 200 perdeu o suporte dos 4800 pontos, ao fechar em 4706,7 pontos, caindo 1,2%. Entre as mineradoras, BHP Billiton caiu 2,5% para US $ 15,65, enquanto Rio Tinto (L:RIO) recuou 1,2% para US $ 41,51.

No Japão, o Nikkei caiu 2,31%, em 15,713.39 pontos, após um declínio de 5,4% na terça-feira, sua maior perda percentual diário desde junho de 2013. O índice fechou no vermelho em seis das últimas sete sessões e está 24,70% abaixo da alta de junho 2015. O iene japonês, que é visto como um investimento "porto seguro" em épocas de volatilidade, continuou a se fortalecer com o dólar buscando ¥ 114,63, seu nível mais baixo desde novembro de 2014. O iene é uma moeda de financiamento e a força da sua moeda aumenta os custos significativamente para o Japão, ou seja, um iene mais forte prejudica a rentabilidade das empresas japonesas, que por sua vez prejudica a economia do país. Os principais exportadores como Toyota, Nissan, Honda e Sony terminaram em baixa entre 0,44 e 1,99%.

O índice Straits Times de Singapura, que retomou a negociação depois de ficar fechado na segunda e terça-feira para os feriados do Ano Novo Lunar dando início ao Ano do Macaco, fechou em baixa de 2%. Na Malásia, o KLCI caiu 0,73%, enquanto Jakarta Composite da Indonésia caiu 0,69%.

Muitos investidores dizem mercados asiáticos continuam a vender, em parte, devido às preocupações de que os bancos centrais globais estão ficando sem opções para apoiar o crescimento que se mantém insistentemente fraco, apesar de vários anos de afrouxamento de políticas monetárias. As posições políticas frouxas são uma bênção para os mercados de ações e de commodities em todo o mundo, mas alguns analistas estão preocupados com o aperto do Federal Reserve dos EUA que poderiam marcar o início de uma reversão.

O Banco do Japão adotou uma política de taxa de juro negativa em janeiro impulsionando a atividade econômica e inflação, mas o movimento está agora levantando preocupações sobre a rentabilidade dos bancos em um ambiente de crescimento lento.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As bolsas de Hong Kong e Coreia do Sul retornam as negociações na quinta-feira e nos mercados do continente e Taiwan permanecerá fechada durante a semana.

EUROPA: As bolsas europeias recuperam de uma baixa de dois anos nesta quarta-feira, apesar dos investidores estarem aguardando o testemunho de Yellen perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara. O índice Stoxx Europe 600 sobe 2,40%, depois de fechar no nível mais baixo desde outubro 2013 na terça-feira, coroando uma série de quedas alimentadas por preocupações com preços do petróleo e desaceleração do crescimento global.

Os bancos respiram aliviados, após serem fortemente espancados nas sessões anteriores. Deutsche Bank salta 12,97% após notícia de que o banco alemão está considerando recomprar milhões de euros de suas obrigações. Eurobank Ergasias sobe 7,62%, UniCredit (MI:CRDI) dispara 10,32%, Commerzbank avança 7,77% e UBS Group sobe 6,12%.

No Reino Unido, o FTSE 100 sobe após levar outra surra na segunda-feira, em seu menor fechamento desde 20 de janeiro, com receio de crescimento econômico global mais lento e temores contínuos nos mercados de petróleo. O índice terminou a semana passada com baixa de 3,9%, seu maior deslize semanal desde o início de janeiro, depois de um relatório misto de empregos dos EUA, nervosismo no mercado de petróleo e um relatório trimestral dovish sobre a inflação do Banco da Inglaterra.

O petróleo também permanece em foco depois que os preços subiram no comércio asiático, após boatos de que o Irã estaria disposto a negociar com a Arábia Saudita sobre as condições do mercado de petróleo. Ambos, Brent e WTI seguem negociados em alta. As ações da Royal Dutch Shell avançam 1,61%, BG Group (L:BG) sobe 1,07%, mas BP cai 0,13%.

Entre as mineradoras, BHP Billiton cai 0,83 e Rio Tinto avança 1,06% em Londres.

AGENDA DO INVESTIDOR EUA:
13h00 - Testemunho da Presidente do FED Janet Yellen no Congresso dos EUA;
13h30 - Crude Oil Inventories (Relatório de Estoques de Petróleo dos Estados Unidos);
17h00 - Federal Budget Balance (orçamento federal dos Estados Unidos);

ÍNDICES MUNDIAIS - 10h30:

ÁSIA
Nikkei: -2,31%
Austrália: -1,17%
Shanghai: ---%
Hong Kong: +0,55%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +2,45%
London - FTSE: +1,11%
Paris CAC: +2,41%
IBEX 35: +3,42%
FTSE MIB: +5,03%

COMMODITIES
BRENT: +0,47%
WTI: +0,53%
OURO: -1,25%
COBRE: -0,32%
SOJA: +0,12%
ALGODÃO -0,10%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,87%
SP500: +1,10%
NASDAQ: +1,52%

Observação: Este material é um dados desse relatório .

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações