O Mercado Está Desafiando o Fed a Iniciar o Aperto

 | 03.09.2021 14:23

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

Após a reunião de Jackson Hole da semana passada, tudo indica que o Fed muito provavelmente começará a reduzir seu programa de compras de ativos no fim deste ano. Simplesmente não importa a força dos relatórios de emprego no curto prazo nos EUA, desde que mostrem que a tendência está melhorando. O ritmo de melhora apenas atrasa o inevitável.

O mercado ficou tão focado nas manchetes de curto prazo que aparentemente perdeu de vista a perspectiva de longo prazo, que envolve o fim da flexibilização quantitativa do Fed, mesmo que a economia desacelere mais. Adicione a isso as insatisfações de algumas autoridades do Banco Central Europeu, e o que temos é que a discussão sobre o fim da flexibilização quantitativa na Europa pode não estar tão longe. Os dois programas de afrouxo correspondem a mais de US$200 bilhões em compras de ativos por mês, ou seja, os mercados acionários globais perderiam muita acomodação monetária fácil nos próximos meses. No entanto, o mercado acionário nos EUA parece estar ignorando o risco dessa mudança de política.

h2 Desaceleração do crescimento não significa recessão/h2

Além disso, existem sinais claros de que o crescimento econômico está desacelerando. O mais recente PMI na China caiu muito em agosto. Ele mostrou que houve uma desaceleração significativa no setor de serviços. Ao mesmo tempo, os dados nos EUA seguem em tendência de baixa nas últimas semanas. Pode ser ingênuo por parte do mercado ignorar a ameaça da desaceleração do crescimento e da política monetária menos acomodatícia.