O Mercado Está Invertendo a Curva de Juros Americana, Mas Não É Uma Recessão Iminente

 | 15.07.2019 09:10

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

Nas últimas semanas, os investidores têm concentrado suas atenções na curva de juros dos EUA, tentando freneticamente decifrar a mensagem enigmática que ela pode estar transmitindo, já que pode ser um sinal de uma recessão iminente na maior economia do mundo. E não sem razão. No passado, sempre que houve uma inversão pronunciada na curva de juros por um longo período, tratava-se de um sinal de recessão. No entanto, desta vez pode ser diferente, pois as taxas de juros ao redor do mundo despencaram.

Isso significa que a curva de juros pode estar indicando simplesmente que vivemos em um mundo com taxas de juros deprimidas pela flexibilização das políticas monetárias. Um mundo onde países como Itália, Espanha, Tailândia e Cingapura adotam taxas de 10 anos iguais ou até menores do que as dos títulos de 10 anos do Tesouro americano.

h2 Inversão “mista”/h2

De fato, houve uma inversão na curva de juros dos títulos do Tesouro americano com diferentes vencimentos. Por exemplo, o rendimento de 10 anos e o de 3 meses estão invertidos, mas o de 10 anos menos o de 2 anos não. A questão que fica, no entanto, é: o que está causando essa inversão? Será que é o risco cada vez maior de uma recessão ou as forças do mercado atuando para empurrar a taxa de 10 anos para baixo, enquanto o Fed sustenta a taxa de 3 meses? Lembre-se que os rendimentos com prazos menores na curva são mais influenciados pela política monetária, ao passo que os rendimentos mais longos são ditados pelas forças do mercado.