O Mundo Não Tem Mais Nada a Oferecer, Apenas Volatilidade

 | 30.06.2016 09:32

Ao longo da semana que passou, li algumas análises lá fora; uma delas,argumentava que a faixa decisiva do SP500 era 2.040. Ok...fechou na semana passada, após o plebiscito que votou a saída do Reino Unido da União Européia, abaixo de 2.040, e nada.

Cá estamos num forte repique que levou o SP500 de volta à faixa de 2.070.

Outra análise dizia respeito a perda da MA200 pelo SP500; também perdeu, e nada, repique forte novamente.

Confuso? Sim...todos estão...

Bancos Centrais no mundo inteiro tentaram salvar suas economias após a Crise de 2008, seja pelo lado do emprego, seja pelo lado do crescimento econômico, por meio de "taxas zero" ou negativas.

O que conseguiram? Nada ou quase anda até agora...

Após 8 anos aproximadamente, o emprego de certa forma foi revertido; por outro lado, o crescimento econômico é questionável.

De todo modo, ao invés de cumprir com uma de suas tarefas, que é a de não criar distorções, os Banco Centrais provocaram bolhas de ativos...várias delas, a principal, bolha de imóveis. Canadá, Reino Unido e Brasil estrao entre as maiores.

Onde estamos e onde vamos parar?

Vamos recolher alguns gráficos dos principais índices acionários espalhados pelo mundo pra tentar ver alguma ponto relevante que ainda não vimos.

Dow Jones, SP500, FTSE, DAX, CAC, SSEC, BSE e IBOV.....

Respectivamente, principais índices acionários dos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, China, Índia e Brasil.

Todos eles...todos...já estão com suas Médias Móveis Simples de 50 períodos, no tempo SEMANAL, embicadas pra baixo...

Reparem que no momento "Pré-Crise" de 2008, a direção das MA'S de 50 períodos no tempo SEMANAL determinou a velocidade do Crash.

Mais...

Ao embicarem pra baixo, o cruzamento da MA50 com a MA200, no tempo SEMANAL, de todos os índices é uma questão de tempo....foi assim também no "Pré-Crise" de 2008..... Alguns índices, inclusive, já estão com a MA50 cruzada pra baixo sobre a MA200 no tempo SEMANAL. Casos de IBOV e FTSE.

Vamos a eles finalmente...depois, volto para algumas palavras mais, inclusive sobre o Brasil.

Dow Jones, SEMANAL, escala logarítmica, período 10 anos