O Novo Presidente do Banco Central e os Destaques da Semana

 | 16.11.2018 12:18

Entre os nomes confirmados para participar do governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro, um dos destaques é o de Roberto Campos Neto, para presidir o Banco Central, após recusa de Ilan Goldfajn de permanecer no cargo. Declaração de Bolsonaro sobre a Reforma da Previdência, afirmando que não deve ser votada no Congresso este ano, também gerou forte repercussão na imprensa e nos mercados.

Além de Roberto Campos Neto, executivo do Santander (SA:SANB11), esta semana confirmaram que farão parte do novo governo, entre outros: Fernando Azevedo e Silva (Defesa); Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Joaquim Levy (BNDES). Mansueto Almeida se mantém como Secretário do Tesouro Nacional. Ivan Monteiro e Nelson de Souza devem permanecer em seus cargos de presidentes na Petrobras (SA:PETR4) e na Caixa, respectivamente.

Quanto à extinção do Ministério do Trabalho, Bolsonaro recuou, mas afirmou que sua estrutura será absorvida por outra pasta.

Em outra frente que foi polêmica durante as eleições, o presidente eleito, pediu desculpas por ter feito críticas às urnas eletrônicas.

Por falar em Justiça Eleitoral, o TSE deu prazo para que Bolsonaro explique inconsistências em contas de sua campanha, com suspeitas de irregularidades envolvendo gastos.

No âmbito da Lava Jato, o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi amplamente difundido, com a repreensão da juíza Gabriela Hardt, que ficou no lugar de Sérgio Moro.

No mundo corporativo, destaque para o prejuízo trimestral de R$ 1,6 bilhão da Eletrobras (SA:ELET3).

Outro resultado negativo foi o recuo de 1,3% nas vendas do varejo brasileiro em setembro.

Na área social, o grande assunto foi o fim da participação dos cubanos no programa Mais Médicos.

No exterior, quatro ministros britânicos renunciaram após o acordo sobre o Brexit, anunciado pela primeira-ministra Theresa May.

Assim, no pregão da última quarta-feira, o Ibovespa, que havia sido influenciado pelas notícias sobre a Reforma da Previdência no dia anterior, reagiu a partir dos novos nomes que integrariam o governo. O índice fechou em alta de 1,25%, aos 85.973 pontos. O dólar, por sua vez, recuou 1,25%, cotado a R$ 3,78.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 16/11, às 9h.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações