O que esperar das ações e da economia americana em 2023

 | 27.12.2022 13:23

  • A inflação foi o primeiro round da batalha; o segundo round será a situação do crescimento muito mais fraco.
  • Diante da rigidez do Fed e do arrefecimento do mercado de trabalho, as perdas mensais de empregos aumentarão o nervosismo na Main Street no próximo ano.
  • As ações têm algum espaço para cair, mas a precificação da piora das condições econômicas deve ocorrer em breve.
  • Minha expectativa é que, no ano que vem, tenhamos mais do mesmo. A volatilidade provavelmente será elevada, mas não extrema, enquanto os preços das ações subirão e cairão conforme os riscos macro e sinais importantes do mundo corporativo. Teremos uma ideia inicial sobre o estado do consumo e da economia no início de janeiro, com o relatório mensal de empregos e importantes dados de atividade industrial.

    Embora o cenário do emprego pareça positivo até o momento, há sinais de que pode haver um declínio na geração mensal de postos de trabalho. O Goldman prevê que a geração de empregos será tímida no segundo trimestre do ano que vem, enquanto o BofA (NYSE:BAC) tem uma visão muito mais pessimista.

    Se ficarmos em um ponto intermediário das duas previsões, tudo leva a crer que a taxa de poupança pessoal nos EUA cairá ainda mais devido ao menor nível de renda agregada. As contas bancárias dos consumidores, que se encontram em níveis satisfatórios neste momento, ficarão sob pressão.

    h2 Expectativa de baixa geração de empregos e queda da inflação em 2023/h2