O Que Esperar dos Resultados do 2T21

 | 20.07.2021 14:45

Prepare-se

Vim aqui te lembrar que a temporada de resultados do segundo trimestre de 2021 (2T21) está começando!

A estreante da vez é a Neoenergia (SA:NEOE3), que reporta os seus resultados hoje após o fechamento do mercado, e já contamos com divulgações muito importantes na agenda para os próximos dias.

Mas antes de tudo, me responda uma coisa! Você já acompanha o resultado das empresas que investe? Já construiu esse hábito tão importante? Caso ainda não, acho que nunca é tarde para começar…

A divulgação de resultados é sempre um período muito relevante e bastante agitado, principalmente para nós, analistas! Nessa época, acompanhamos bem de perto o desempenho das empresas e verificamos se as expectativas de Receita, EBITDA e Lucro foram de fato concretizadas.

Hoje, vou falar um pouco sobre as minhas principais perspectivas para os resultados, mostrando também onde acho que devemos ficar mais atentos. Vamos lá?

h2 A base de comparação é fraca/h2

Quando olhamos para os resultados trimestrais, é muito frequente realizar a comparação com o trimestre anterior (t/t) ou com o mesmo período do ano passado (a/a). Tomaremos como base, nesta parte, comentários a respeito da comparação anual, a respeito da qual acho que cabe maior observação.

O segundo trimestre de 2020 (2T20) foi um período fortemente impactado pelas medidas restritivas impostas pela pandemia, sendo provavelmente o pior trimestre para a operação de boa parte das companhias desde quando toda esta crise sanitária começou. Assim sendo, será normal observar uma evolução bastante favorável nos resultados considerando o comparativo anual.

Mas então, isso quer dizer que os resultados serão muito bons? Não necessariamente…

De um lado estamos com expectativas bastante positivas, afinal, o mercado está mais aquecido e estamos numa situação de melhora dos dados da Covid-19, com maior visibilidade em relação à vacinação em massa e boa tendência de reabertura econômica, o que de certa forma é benéfico para os números que as empresas devem entregar – não estou falando que não existem mais incertezas no radar, mas o cenário definitivamente já se mostra menos nebuloso.

Mas por outro lado, como eu mesmo já antecipei, não devemos esquecer que a base de comparação ano contra ano é fraca e facilita a divulgação da evolução de resultados.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Como métricas neste trimestre, apenas para você ter uma ideia da forte evolução que é projetada, o mercado espera que as empresas que formam o Ibovespa cresçam, em média, a Receita Líquida em +31 por cento, o EBITDA em +70 por cento e o Lucro Líquido em +254 por cento quando confrontados com o mesmo período do ano passado.