O que Está Impedindo o Desenvolvimento do Dólar Digital?

 | 21.12.2021 13:54

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

  • Ano dourado para as criptos líderes
  • Blockchain é o futuro da tecnologia financeira
  • O dólar continua sendo a moeda de reserva mundial
  • Progresso no dólar digital
  • Dormindo no ponto

Durante 2021, a China realizou testes do seu iuane digital. Embora não tenha sido oficialmente implementado, a varejista eletrônica chinesa JD.com (NASDAQ:JD) anunciou que aceitaria o e-CNY para pagamentos em sua plataforma durante o Dia dos Solteiros. De acordo com reportagens, em 11 de novembro, mais de 100 mil clientes haviam usado a versão digital da moeda.

Países ao redor do mundo discutem planos de abraçar a tecnologia financeira, implementando moedas digitais. O Fed e o Tesouro dos EUA estudaram os passos necessários para digitalizar o dólar. Em uma das suas coletivas de imprensa pós-reunião de política monetária, o presidente do banco central americano, Jerome Powell, disse aos mercados que o fator preponderante para um dólar digital era “fazer do jeito certo".

Mas as agências governamentais se movem a passos de tartaruga. Os EUA já têm uma economia digital em muitos aspectos, com cartões de débito e crédito substituindo o dinheiro. Pagar através de smartphones é outro método que ganha cada vez mais adesão. Cada vez menos pessoas carregam dinheiro vivo, e as moedas perderam quase que completamente sua importância.

Enquanto isso, a alta dos preços por causa das pressões inflacionárias torna difícil acreditar que a maior nota em circulação seja a de US$100. É apenas uma questão de tempo até que os EUA lancem um dólar digital. Mesmo assim, a maior economia do mundo parece estar atrás de outros países, quando o assunto é abraçar a tecnologia financeira.

h2 Ano dourado para as criptos líderes/h2

Embora o Bitcoin e Ethereum, as criptomoedas líderes, tenham registrado reversões baixistas em seus gráficos diários no dia 10 de novembro, seus ganhos continuam sendo impressionantes em 2021.