O Que Fazer Com as Ações dos Grandes Bancos?

 | 27.10.2020 09:47

Na coluna de hoje vou falar sobre o setor de bancos, o mais representativo do Ibovespa, com peso de 16,7 por cento na composição do Índice. Esse segmento teve um desempenho bastante negativo no preço das ações em 2020: queda média de 30 por cento.

Irei comentar os motivos para a queda das ações dos grandes bancos (Banco do Brasil (SA:BBAS3), Bradesco (SA:BBDC4), Itaú (SA:ITUB4) e Santander (SA:SANB11)) e dizer o que fazer com as ações.

Setor de bancos: o melhor negócio do mundo

Eu sempre brinquei que os dois melhores negócios/empresas do mundo eram: 1) um banco bem administrado e; 2) um banco mal administrado.

O que mudou no cenário para o setor de bancos? Quais os motivos para os investidores terem fugido das ações dos grandes bancos?

A maioria dos gestores de fundos de ações tem posição “underweight” em bancos, ou seja, com a participação de ações de bancos na carteira abaixo do peso dos bancos no Ibovespa.

Desempenho das ações dos bancos

Uma carteira teórica composta pelas quatro ações dos maiores bancos da Bolsa brasileira (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander) teria apresentando um retorno negativo de 29,6 por cento no acumulado de 2020 (até 23 de outubro), queda bem superior à do Ibovespa, de 11,9 por cento.

Desempenho ações grandes bancos x Ibovespa