O Que Pode Acontecer Com a Bolsa Caso o Cenário de Estagflação se Confirme?

 | 17.09.2021 18:07

Nas últimas semanas, alguns economistas passaram a alertar o mercado sobre o risco de estagflação. Este é um fenômeno já vivido no Brasil anteriormente, mas para quem desconhece, se trata de uma ameaça ao desenvolvimento econômico. E claro, como a bolsa de valores reflete o lucro das empresas, existem riscos para os investidores. 

Em primeiro lugar, vale uma breve explicação sobre o que é a estagflação. Este movimento ocorre quando um país entra em período de recessão, mas, ao mesmo tempo, sofre com a escalada de preços para a sociedade de uma forma geral. 

Neste cenário, produtos costumam ficar cada vez mais caros, enquanto indústrias e empresas reduzem a produção e cortam vagas de trabalho. Ou seja, a renda média da população cai, enquanto os preços sobem.

Isto, de forma geral, é resultado de políticas econômicas e monetárias equivocadas que podem trazer sérios prejuízos para um país. 

Mas, o Brasil vive um período de estagflação?

Diante do cenário de inflação, desemprego e crise econômica, alguns agentes de mercado começam a chamar a atenção para este risco por aqui.

Ao menos por ora, o nosso país tem apresentado dados de crescimento e contratações mais positivos. O grande ponto é se esta recuperação econômica de fato permanecerá por mais tempo, ingrediente necessário para que a estagflação não alcance o bolso dos brasileiros. 

Tendo isso em vista, a continuação da agenda de reformas é muito importante, a fim de melhorar o ambiente de negócios em conjunto com controle fiscal adequado. A melhora na relação entre os três poderes também é benéfica para o país, na medida em que passa confiança e estabilidade para que o setor privado possa seguir com os investimentos em expansão.  

No caso da bolsa de valores, é importante destacar que ela é formada por nada menos do que empresas. Quando há uma perspectiva de estagflação, a tendência é um crédito mais caro, menos contratações e produção estabilizada ou até menor. E isto significa lucros menores. 

Desta forma, quando a perspectiva é de piora nos resultados, automaticamente as ações dessas companhias passam a valer menos.  

Se o Ibovespa, em um cenário hipotético, tinha potencial para chegar até 150 mil pontos, ele passa a ser reduzido caso a estagflação ocorra. E aí, você já sabe, é bolsa para baixo, investidor(a)!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por fim, como forma de proteção diante deste cenário, o investidor pode buscar a diversificação por meio de ativos internacionais e títulos atrelados ao IPCA, como eu citei no artigo anterior.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual caminho seguir e como, exatamente, diversificar, não deixe de buscar a ajuda de um profissional. Quando se trata da formação de patrimônio, é preciso ter segurança daquilo que é feito, pois é o seu futuro que está em jogo. Bons negócios! 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações