O Que Pode Acontecer com o Mercado Caso o Teto de Gastos Seja Desrespeitado?

 | 25.09.2020 16:37

No início do mês repercutiu em toda a imprensa a fala do Ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o rompimento do teto de gastos. Segundo ele, romper a regra, que é constitucional, “tacaria fogo no país”. Mas o que aconteceria caso isto de fato ocorresse? Se você acha que o mercado simplesmente desabaria, leia este artigo até o fim.

Em primeiro lugar, vale uma contextualização sobre “pegar fogo”. Todos sabem que o Brasil vinha em um ritmo interessante de reformas e projetos de concessão que, sem dúvida nenhuma, foram atrapalhados pela pandemia. Empresas diminuíram o ritmo dos investimentos, o fiscal do país se deteriora rapidamente e a dívida pública brasileira se aproxima de 100% do PIB.

E isto é um problema sério, pois em um cenário como este, o Estado perde a capacidade financeira afetando o volume de recursos direcionados para áreas fundamentais como infraestrutura e saneamento.

Além disso, quando o risco/país aumenta e as expectativas em relação à política fiscal de longo prazo pioram, o prêmio cobrado pelo mercado é maior. Na prática fica mais caro para o governo pegar dinheiro emprestado.  

No início de setembro a Moody’s, famosa agência internacional de classificação de risco, apontou o teto de gastos como a principal âncora fiscal do Brasil. E destacou que um eventual abandono da ferramenta sem uma contrapartida realista poderia prejudicar a retomada econômica.

Além do mais, quando há este tipo de incerteza, o investidor fica receoso e acaba retirando seus recursos do país em busca de ativos mais atraentes no exterior. Hoje, por exemplo, a nota do Brasil estabelecida pela própria Moody’s é de “Ba2”, abaixo do grau de investimento.

Isto sem falar no risco político e jurídico que o presidente da república correria caso a regra fosse quebrada.

Para ilustrar um pouco do que eu quero dizer, podemos olhar para algumas informações recentes do nosso Banco Central sobre o fluxo cambial. Os dados do órgão mostram que desde o início de 2020 já foram retirados mais de US$15 bilhões do país, o maior volume já registrado desde o início da série.

E o cenário tende a piorar em breve mesmo com o fim da pandemia.

Respondendo de forma objetiva o questionamento inicial do artigo, uma eventual quebra no teto de gastos pode fazer com que realmente o mercado desabe. Contudo, caso este rompimento venha acompanhado de reformas estruturais como a administrativa, que traria maior autonomia para o governo no gerenciamento das despesas, o estrago pode ser menor.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações