O que são swaps?

 | 20.07.2023 08:44

Olá, Pessoal!

Hoje explicarei para vocês o que são contratos de swap. Eles fazem parte do conjunto de contratos denominados derivativos, pois eles só existem por conta de um (ou mais) ativos subjacentes (em inglês, underlying assets). Por depender de outro(s) ativo(s), são chamados de derivativos (ativos que derivam de outros ativos). Além dos swaps, outros contratos derivativos bem comuns são as opções de compra e venda e os contratos futuro e a termo.

Swaps são contratos bipartites, ou seja, com duas partes que se comprometem a trocar fluxos de caixa com regras previamente estabelecidas e com base na diferença entre rentabilidades de dois ativos financeiros ou mercadorias. Via de regra, em contratos de swap não há fluxo de caixa inicial, ou seja, no ato do acordo. Em outras palavras, contratos de swap são estabelecidos inicialmente de modo equilibrado e de acordo com expectativas de mercado, de modo a ter valor inicial zero. Com o passar do tempo, as expectativas iniciais de mercado podem se alterar e, então, um swap inicialmente equilibrado passa a gerar ganhos para uma parte em detrimento do prejuízo da outra parte.

Os swaps mais comuns são de dois tipos: aqueles que trocam taxas pré e pós-fixadas e os swaps cambiais (que trocam variações de duas moedas distintas). Abordarei ambos os tipos aqui.

Para iniciar, tomemos o exemplo de um swap com cinco anos de prazo com principal de R$ 100 milhões que trocará fluxos anuais com a ponta pré pagando 13% ao ano e a ponta pós pagando o CDI do ano que passou. Perceba que o valor do principal não é, de fato, trocado pois equivaleria a “trocar seis por meia dúzia”, mas é importante para calcular os montantes financeiros trocados ano a ano. A figura abaixo ilustra o fluxo do contrato swap para a ponta pagadora de taxa pós e recebedora de taxa pré.