O Que Você Precisa Saber sobre Renda Fixa

 | 02.12.2018 10:05


Títulos de renda fixa são muito comuns, principalmente, para o brasileiro, pois eles dão a garantia de que, ao menos nominalmente, não haverá perda de dinheiro. Todo o valor aplicado neste tipo de investimento é atrelado a alguma taxa de retorno estabelecida no momento do aporte. De mesmo modo, é determinado o período que o dinheiro ficará aplicado.

A garantia de rentabilidade no tempo aplicado traz segurança para quem investe, por isso este tipo de investimento é considerado de perfil conservador - certo para quem não admite assumir grandes chances de perda. Contudo, os riscos existem e não podem ser desconsiderados. A grande questão é quantificar estes riscos de forma que se obtenha a melhor relação Risco vs Retorno.

Assim, é essencial saber quais são os riscos envolvidos. Bem, eles vão desde o aumento da inflação até a quebra da instituição financeira onde o dinheiro está alocado. Por exemplo, no caso do Tesouro Direto, o risco está ligado diretamente à saúde financeira do governo. Assim, nem os títulos do governo são 100% seguros - só olhar para o caso da Grécia. Observando o Certificados de Depósitos Bancários (CDB), o risco considerado é sobre a situação financeira do banco que emite o título. Aqui, podemos lembrar do caso do Banco Panamericano.

Todavia, existe o Fundo Garantidor de Crédito. Que entra em cena quando acontece a quebra de uma instituição financeira. Ele limita as perdas dos correntistas e dos investidores em até R$250.000,00. Ou seja, caso ocorra a falência, há o ressarcimento do valor perdido até o valor limite acima citado. É mais uma segurança para o investidor.A questão dos impostos na Renda Fixa
Na busca de segurança e rentabilidade para conservar o capital acumulado, é impreterível levar em consideração as questões fiscais. O imposto de renda faz no longo prazo uma diferença enorme em nossos investimentos. Deste modo, temos que conhecer a tabela de IR para a renda fixa: