O Índice Tocalino e o Índice Dow Jones

 | 12.08.2014 19:28

Aplicando a demografia a uma variação do Índice da Miséria de Arthur Melvin Okun a fim de avaliar o comportamento do índice Dow Jones Industrial Average nos EUA.

Entre os vários indicadores que monitoram a saúde econômica de um país, dois deles são bastante populares justamente por afligirem mais o cidadão comum. São eles a taxa de inflação e a taxa de desemprego. Dos dois, a inflação ainda é obviamente mais percebida. Afinal, todos nós temos que colocar a mão no bolso para fazermos compras, pagarmos a escola dos filhos e consumirmos uma variedade de produtos e serviços em nosso dia a dia. A taxa de desemprego pode ser bem menos observada pelos que estão trabalhando, mas é absolutamente importante para qualquer um que se encontre desempregado.

O economista Arthur Melvin Okun foi professor na famosa Universidade de Yale, além de ter sido assessor dos presidentes John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson. Foi ele o criador da "Lei de Okun", uma teoria de 1962 que propõe uma relação inversa entre desemprego e produto interno bruto (limitada a uma taxa de desemprego entre 3% e 7,5%, a "regra" sugere que cada 1% de alta na taxa de desemprego gera cerca de 2% de queda no PIB Potencial do país, e vice-versa). Outra contribuição sua para o estudo da economia foi a concepção do Misery Index (índice da miséria). Sua formulação não poderia ter sido mais simples ou intuitiva: trata-se apenas da taxa de desemprego somada à taxa de inflação. Naturalmente, ficar desempregado e ainda sujeito a um custo de vida crescente é uma infelicidade, daí o nome de Índice da Miséria!

(Dizem alguns economistas que, com um atraso de cerca de um ano, esse Misery Index seria o fator precursor da taxa de criminalidade. No Brasil, esse não parece ser o caso. Com o desemprego a níveis historicamente baixos e hiperinflação vencida há anos, a violência gratuita e mesmo os crimes de colarinho branco continuam crescendo sem limites aparentes! A criminalidade me sugere muito mais ser um problema cultural.)

Eu não tenho o hábito de acompanhar este indicador e, francamente, duvido que haja muita gente prestando atenção a ele. Em geral, simplesmente concentramos nossa atenção nos seus dois constituintes de forma isolada. Porém, há um tempo já, eu observava que o Misery Index vinha caindo continuamente nos EUA. É evidente que, mesmo com a abusiva e insana impressão de dólares, além dos punitivos juros reais negativos da renda fixa por lá, a inflação norte-americana continua muito modesta e aquém da almejada pelo comitê de política monetária e o Federal Reserve. Em junho, a taxa de inflação acumulada em 12 meses subiu um pouco, chegando aos 2,07%. E os dados relativos a julho só devem ser divulgados no próximo dia 19 de agosto.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A taxa de desemprego nos Estados Unidos também vem caindo desde 2009. Chegou aos 6,1% em junho, mas o resultado de julho, divulgado agora em agosto, já ficou um pouco acima, aos 6,2%.