Onde investir com Selic mantida em 13,75%?

 | 23.09.2022 11:42

A manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 13,75%, já esperada pelo mercado, encerrou o ciclo de alta de juros depois de 12 aumentos seguidos.

Mesmo assim, a analista e sócia-fundadora da Nord Research, Marilia Fontes, explica que é preciso manter o cuidado com os prefixados.

“No comunicado da decisão, o Banco Central brasileiro disse que a Selic pode voltar a subir caso a inflação não caia como o esperado. Ou seja, não é óbvio para a autarquia que o próximo ciclo é de queda nos juros. Por isso, é prudente que a cautela com os títulos prefixados seja mantida porque esses investimentos podem sofrer caso o BC suba mais a Selic ou mantenha-se estável por mais tempo”, pondera Fontes.

Assim, alocações em investimentos pós-fixados atrelados ao CDI se encontram em situação favorável.

Fundos Imobiliários/h2

Quem estiver disposto a diversificar mais a carteira poderá apostar também nos Fundos Imobiliários.

Embora a Selic esteja remunerando 13,75%, os fundos de tijolo estão pagando, em média, 8,5% ao ano de rendimentos isentos, sendo que muitos desses fundos ainda estão descontados.

O investidor tem a possibilidade de receber bons rendimentos livres de Imposto de Renda e com perspectiva de valorização do capital investido por conta dos descontos que muitos desses fundos estão negociando.

Considerando as variáveis Selic e inflação, há também oportunidades nos fundos de papel — atrelados à taxa do CDI (certificado de depósito interbancário).

Esses fundos se beneficiam com o aumento dos juros e devem continuar apresentando uma boa remuneração.

Setor preferido/h2

Nossa estratégia atual é aumentar a posição em fundos de tijolo.

A carteira estava bastante posicionada em fundos de papel, ao longo dos últimos semestres, para capturar o aumento da inflação e Selic, mas que, agora, as atenções estão voltadas para os “tijolos”, novamente na tentativa de antecipar as perspectivas de queda na Selic e juros futuros.

Estamos nos posicionando para capturar os descontos em fundos de tijolo no momento, imaginando que, quando o Copom iniciar o ciclo de queda das taxas de juros no ano que vem, essas posições se beneficiarão com a retomada do fluxo de investidores da renda fixa para os FIIs.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Caso a inflação volte a subir e o Banco Central brasileiro tenha que elevar ainda mais os juros, os FIIs de papel, que possuem uma indexação ao CDI, voltam a ficar mais atrativos, como é o caso do Fundo Imobiliário Valora CRI CDI (VGIR11 (BVMF:VGIR11)), inclusive uma recomendação aberta nossa.

Também acompanhamos os fundos de papel Kinea Rendimentos Imobiliários (BVMF:KNCR11) e Santander (BVMF:SANB11) Papéis Imobiliários CDI (SADI11 (BVMF:SADI11)), uma vez que ambos, da mesma forma, seguiram essa dinâmica.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações