Opções: Outro Horizonte Dentro do Mercado de Ações

 | 24.06.2021 11:54

O Mercado de Opções é um mercado repleto de ferramentas com utilizações possíveis em todos os cenários de mercado.

De cara já falo que isto não tem nada a ver com OPÇÕES BINÁRIAS! Aqui, trata-se de um mercado legal, regulamentado e fiscalizado pela própria CVM. E lamento a quantidade de pessoas que ainda associam uma coisa com a outra.

Podemos comparar as opções do mercado financeiro como possíveis contratos, em que negociamos um direito ou obrigação de comprar ou vender um lote de ações (ou outros ativos) por um preço pré-definido, chamado de STRIKE, e para uma data de VENCIMENTO futura, que será a data de exercício deste “contrato”.

Uma das vantagens que temos, ao operar este mercado, é que podemos desfazer as posições compradas ou vendidas antes mesmo da data do vencimento dela por meio da negociação no mercado, tendo como barreira somente a possibilidade de uma diminuição de liquidez para a opção em que você esteja posicionado. Ou seja, diminuição das ofertas de compra ou venda deste ativo por decorrência do distanciamento do preço da ação em relação ao strike da opção, e/ou falta de interesse pelas opções de alguns papéis.

As opções são completamente reativas ao movimento do ativo referência, porém, também sofrem impactos pelo efeito do tempo, volatilidade, taxa de juros e outros.

Muitos utilizam elas como ferramenta de defesa para fazer, por exemplo, operações de HEDGE, bem como a possível utilização para alavancagem em um movimento de especulação direcional.

Elas são derivativos por se derivar de um ativo referência e justamente este é um dos motivos que vários players de mercado procuram com afinco entender sua dinâmica e utilizá-las da melhor forma que beneficiem seus investimentos ou expectativas.

Por exemplo:

Se eu compro uma Opção de COMPRA, a famosa CALL de PETR4. Eu passo a ter o direito de adquirir a ação da Petrobras PN (SA:PETR4) em uma data futura (data de vencimento) e por um preço pré-determinado (STRIKE).

Caso a ação tenha uma alta significativa de um dia para o outro, a minha opção também valoriza, pois ela simplesmente reage ao movimento do ATIVO referência, neste caso as ações de PETR4 (não considerando aqui os outros fatores como tempo que falta para o vencimento e outros).

Neste caso, eu teria comprado esta opção por 1 real e no dia seguinte existiriam pessoas que estariam dispostas a pagar 2 reais pelo meu “direito de comprar”. Caso eu considere interessante a oferta, poderia vender para esta pessoa a CALL que eu comprei, repassando para ela, assim, o meu direito. Ou seja, teria feito um SWING TRADE com aquela opção e sairia da operação com um lucro bruto de 100%.

Esta valorização se dá, principalmente, pelo aumento da percepção de que comprar a ação por aquele valor de STRIKE se torna mais interessante, ocasionando que as pessoas estejam dispostas a pagar mais por aquela opção. E é justamente por este motivo que vemos altas tão significantes em algumas opções em questão de dias ou até mesmo INTRADAY.

Mas já chamo a atenção: este é um mercado cheio de possibilidades, porém ousado para os aventureiros ou os garimpeiros de riqueza fácil de plantão.

Costumo comparar ao XADREZ. É preciso entender as regras e a dinâmica dos movimentos. Se não fosse interessante, fundos, tesourarias e bancos como um todos não utilizariam as opções para a estruturação de suas posições e/ou produtos comercializados.

Por fim, vale a dedicação e o cuidado com as promessas mirabolantes. E foque, principalmente, em entender em profundidade poucas estratégias, a dinâmica da CALL (opções de compra) e da PUT (opções de venda) até que se sinta seguro(a) para olhar novos horizontes dentro deste mercado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações