Operar com frequência no mercado é a fórmula do fracasso

 | 02.01.2023 14:01

Mais um ano se passou e, embora muitas pessoas tenham ficado mais ricas e felizes, outras acabaram ficando mais pobres, tristes e preocupadas com o futuro.

O fato é que, para quem controlou o risco e gerenciou bem as posições, o ano de 2022 foi satisfatório. A estratégia passiva de crescimento consistente que eu e outros investidores utilizamos entregou um retorno de mais de 5% em 2022. Pode não parecer muita coisa, mas considerando um portfólio médio de “buy-and-hope” com 60% de ações e 40% de títulos, que teve uma queda de 19%, a diferença é bem grande.

h2 “Buy-and-Hope” vs. crescimento consistente/h2

A tabela abaixo mostra quanto a velha estratégia de “buy-and-hold” custa aos investidores. Ela é extremamente volátil e imprevisível, fazendo com que muitos percam noites de sono e tenham problemas de relacionamento por conta das finanças.

Essa estratégia atrasa sua aposentadoria e pode inclusive destruí-la, dependendo da sua idade. Pessoas com mais de 50 anos não deveriam estar fazendo “buy and hold” se desejam proteger e preservar seu patrimônio e estilo de vida. Não quero me aprofundar na tendência que vários investidores demonstram pela Síndrome de Estocolmo, por conta da forma como o sistema financeiro criou a estratégia do “buy-and-hold”, bem como as ferramentas e treinamentos que os assessores utilizam para manter o mercado acionário em alta no longo prazo. Não se trata tanto dos assessores, mas do sistema financeiro como um todo.

Basta olhar os custos anuais, os retornos e a volatilidade dos dois métodos de investimento para ver como você pode estar pagando caro pelo baixo desempenho de uma estratégia de alto risco.