Os 100.000 Pontos do Ibovespa e o Que Eles Significam Para o Investidor

 | 25.03.2019 15:17

O Ibovespa nada mais é do que o Índice da Bovespa, a bolsa de valores brasileira. Esse índice pode variar a cada segundo e fecha o dia com os percentuais ou os famosos pontos. Recentemente, o Ibovespa atingiu 100.000 pontos, fato esse histórico e que chamou a atenção de investidores de todos os portes.

Será, então, que bater esses recordes significa que nossa economia vai bem? Esse é o momento para investir pesado em ações? O que os Índices da Bovespa realmente trazem de mudanças no cenário econômico brasileiro? Vamos falar um pouco disso abaixo!

100.000 pontos do Ibovespa, o que isso significa?

Se você é novo no mercado financeiro, primeiro precisa entender o que essa pontuação significa na prática. Falando a grosso modo apenas para compreendermos melhor, o Ibovespa é formado por ações com grande liquidez no mercado.

Ou seja, as empresas cujas ações estão no índice podem mudar seu preço de tempos em tempos, dependendo dos seus desempenhos. Em suma, elas representam 80% do total de ações negociadas na bolsa.

Para simplificarmos ainda mais o que significam esses pontos, basta pensarmos que eles representam uma carteira hipotética, que pode ser convertida em reais. Ou seja, se o Índice fechar em 100.000, como foi o caso, a soma de todas as ações seriam de 100.000 reais.

Quando o Ibovespa sobe significa que, na média, as ações daquelas empresas pertencentes a ele subiram.

Neste mês, o índice bateu 100 mil pontos e fechou em 99.993, um alta de 0,86% - como dissemos, recorde que merece ser comemorado. Para termos uma dimensão melhor, em 2018, o Ibovespa marcou máxima de 87.887 pontos no primeiro semestre e chegou ao máximo ao atingir 91.012 pontos no segundo semestre de 2018, o que - naquele momento - já era um recorde.

Segundo especialistas, esse é um cenário pautado na expectativa e no entusiasmo com mudanças, como a Reforma da Previdência.

Mas o que isso muda para o investidor?

De modo bem geral, podemos dizer que os pontos da Ibovespa significam uma melhora ou piora no cenário econômico, já que a bolsa responde a tudo que ocorre no país, como é o caso de novas eleições, por exemplo.

Isso nos dá uma ideia do porquê esse recorde aconteceu logo agora: os investidores viram com bons olhos a reforma da previdência e há um certo otimismo com a implementação de mudanças nesse sentido pelo governo atual.

Obviamente, precisamos ser cautelosos no que diz respeito às mudanças econômicas do país. As altas do Ibovespa representam uma expectativa grande do mercado em relação ao novo governo, porém, ainda há um déficit grande nas contas públicas e a possibilidades de não haver algumas das reformas prometidas.

Para o investidor mais comum, esse é um bom momento de pensar na bolsa de valores como uma alternativa de investimento bastante interessante.

Então, devo investir na bolsa de valores?

Essa é uma pergunta que sempre terá uma resposta positiva. Sim, sempre podemos investir na bolsa de valores, especialmente quando o Ibovespa está favorável e batendo recordes.

Mas, é sempre bom relembrar que é necessário cuidado: o índice traz uma marca geral de crescimento, mas cada ação deve ser estudada individualmente. Como explicamos acima, os pontos significam que, em média, as ações subiram de valor, mas entre as empresas analisadas, algumas podem ter tido baixas.

Por isso, fique sempre de olho nos seus investimentos e procure ajuda de empresas experientes antes de comprar suas ações. Embora esse seja um momento muito favorável para o investidor, é importante ter cautela e saber como agir em caso de problemas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações