Os Fundos de Investimentos Mais Rentáveis do Século XXI

 | 20.01.2017 10:16

Conta a história que certa vez em um congresso de economistas e especialistas em finanças foi lançada a seguinte questão: “quem aqui acredita piamente na eficiência dos mercados?”, poucos levantaram a mão e um silêncio catedrático se instalou. Em seguida a pergunta foi refeita: “quem aqui utiliza das premissas da teoria da eficiência dos mercados em seus estudos e papers?”, vários participantes levantaram a mão. Testar ou não a eficiência dos mercados faz parte de um extenso debate no campo das finanças, no qual diversas teses e escolas de pensamentos divergem sobre suas premissas e constatações, especialmente após o surgimento da grande área das finanças comportamentais e também da grande crise de 2008.

O objetivo do presente artigo está longe de comprovar ou declinar qualquer grande conjectura da teoria da eficiência dos mercados, mas visa trazer à tona os principais gestores – estes especialistas em analisar ativos e seus mercados – com a capacidade de gerar, no longo prazo, retornos consistentes e muito acima dos índices de mercado de mercado.

Lembrando também que este artigo é uma atualização do estudo publicado aproximadamente dois anos atrás (clique aqui para ler o original ). Podemos assim também verificar as principais mudanças ocorridas, especialmente em um período conturbado no cenário doméstico e externo, com impactos significativos no apetite de risco dos investidores.

Metodologia empregada:

  • Fundos ativos e com cotas desde 01 de janeiro de 2000
  • Excluídos fundos renda fixa, privatizações, imobiliário e direitos creditórios
  • Removidos fundos com menos de 15 cotistas (são restritos a poucos investidores)
  • Fundos com menos de R$ 15 milhões de patrimônio líquido foram removidos.

Restam assim 72 fundos, totalizando R$ 13,5 bi

Portanto, por meio da metodologia empregada, vamos analisar os dezesseis anos completos de mercado financeiro brasileiro, passando desde os tempos mais primórdios, o crescimento exponencial ocorrido em meados dos anos 2006, e mais recentemente, a derrocada dos ativos de risco. Ainda, especialmente do ponto de vista dos veículos de investimentos construídos para gerar alpha (retornos extraordinários), ou seja, são multimercados e fundos de ações que visam superar os índices de mercados tradicionais, pautados nas mais diversas teses de investimentos e teorias.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Veja no PDF abaixo a descrição sobre os fundos mais rentáveis do período.

Leia diariamente essa e outras análises sobre política e economia no site Terraço Econômico

Terraço Econômico

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações