Os Grandes Inimigos dos Bancões Não São as Fintechs, Mas DeFi

 | 17.06.2021 09:47

As Fintechs têm chamado cada vez mais a atenção do mundo e há muito tempo estamos escutando que elas vieram para destruir os bancões tradicionais. Certamente alguns eventos recentes corroboram para isso.

Por exemplo, no dia 8 de junho foi anunciado que a Berkshire Hathaway (NYSE:BRKb) (SA:BERK34), empresa do Warren Buffett, iria fazer um criptomoedas e blockchain se resumem a isso.

Das que já ouviram um pouco mais a respeito, muitas ficam receosas, pois:

  • Existe muita volatilidade

  • O processo de uso não é tão simples (envolve muitos passos)

  • Têm medo de hacking

  • Não confiam que o mercado seja livre de manipulação

Todos esses pontos são verdadeiros e fazem sentido. E enquanto a comunidade cripto não encontrar mecanismos para resolver esses problemas, muitos vão ficar de fora.

Entretanto, eu acredito que isso não vai durar por muito tempo, pois diante de tanto potencial de revolucionar a indústria financeira, mais e mais aplicativos de DeFi entrarão buscando resolver esses problemas a fim de aumentar sua adoção.

O que os bancos podem fazer?/h2

Sabe a expressão "se não pode vencê-los, una-se a eles"? Pois bem, essa é a oportunidade de ouro que os Bancões têm para se reinventarem e poderem sobreviver nessa nova era. Bancos possuem vasta expertise AML e KYC ("anti money laundering" e "know your customer") e podem trazer isso pro mundo DeFi (ou trazer o mundo DeFi para dentro).

Muito embora Blockchain seja um ambiente no qual não há a necessidade de pedir permissão a alguém, governos ao redor do mundo não gostam de criminosos cometendo atos ilícitos e ainda há alguma percepção entre legisladores que blockchain é muito útil, e será melhor ainda se for "limpa" de atividade criminosa (se é que é possível ser 100%, mas quanto mais limpa, melhor será aceita). Portanto, os bancos que conseguirem trazer isso para o mundo de DeFi poderão receber mais incentivos de governos para angariar fundos, clientes, etc.

E já há bancos que reconhecem a ameaça que DeFi é e estão estudando como usá-la como aliada. O ING, um dos maiores bancos europeus, é um deles. O Sygnum, um banco suíço, também acaba de anunciar que irá oferecer custódia e trading de tokes de DeFi para seus clientes.

Em 2012, Nokia era a maior empresa de celulares do mundo (somente 9 anos atrás, parece que foi uma eternidade). Em 2004, Blockbuster nem imaginaria que Netflix (NASDAQ:NFLX) (SA:NFLX34) dominaria o mercado. Xerox (NYSE:XRX) (SA:XRXB34) e Kodak (NYSE:KODK) também são outras empresas que eram líderes em seu mercado e falharam em se reinventar.

Os bancos correm sério risco de seguirem no mesmo caminho e não há muito tempo para eles. O mundo de DeFi está vindo rápido atrás.

Quem viver, verá…

E você, o que acha?

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações