Os Parasitas Estão Chegando!

 | 09.07.2013 14:02

A Bolsa de Valores de São Paulo já foi muito mais atrativa aos investidores Pessoa Física. Disso ninguém tem dúvidas, agora, o que realmente levou à fuga em massa desses investidores? Será que o mercado de renda variável passou a ficar tão ruim assim, ou será que nunca nem foi tão bom como muito dele se dizia?

Investidores de Longo Prazo existiam, existem e sempre existirão. Não são eles a quem me refiro nessa reflexão. Eu pergunto pelo investidor de Médio e Curto Prazos, e porque não também os de curtíssimo prazo, os Traders.

Com o advento da crise de 2008 os CPFs correm da Bolsa como o diabo corre da cruz. Nem mesmo o rally altista de 2009 fora capaz de trazer de volta aqueles que participavam do mercado em tempos de Topo Histórico.

Sem as manadas de CPFs para pagar a conta, e com economia dos EUA mostrando sinais de sustentação à beira do precipício – mesmo que sustentada pela imensa bolha financeira que o FED vem promovendo com a enxurrada de liquidez pelos QEs - os estrangeiros que permanecem aqui veem-se quase que correndo em círculos, onde inevitavelmente algum “tubarão” arranca pedaço de outro.

Tempos de volatilidade. Tempos de fuga de capital. Tempos de maquiagens econômicas por parte do nosso BC, tempos de inflação, de “pibinho”. Tempos de bom surf para quem opera microtendências intradiárias. Tempos dos Parasitas.

Mas quem são os Parasitas? Como saber se sou um Parasita? Há cura para isso (perguntaria um “pelétrader” mais hipocondríaco)?