Os Pilares da Criação de Valor

 | 15.08.2019 12:21

A criação de valor é uma função de três variáveis que devem sempre andar em conjunto: qualidade, preço e crescimento. Atualmente, a grande maioria das pessoas se esquece disso e baseia sua decisão de investimento em apenas uma das variáveis. E, como consequência, acaba não atingido a rentabilidade esperada.

Em épocas de mercado em alta, como a que vivemos hoje, a maior parcela dos investidores opta pelas ações de crescimento. As ações de crescimento são aquelas que fazem os olhos dos especuladores brilharem por permitirem ganhos expressivos de forma rápida, sem qualquer relação com o valor da empresa. São negociadas a múltiplos muito altos. Seus donos afirmam que a empresa irá crescer extraordinariamente no futuro e, por isso, estão pagando mais caro por ela hoje.

Acontece que, muitas vezes, esse crescimento não ocorre, e o que antes era uma forma fácil e rápida de se ganhar dinheiro muda para um destruidor massivo de riqueza tão rápido quanto. Exemplo de empresas hoje negociadas a múltiplos extremamente altos são a Beyond Meat (NASDAQ:BYND) (gráfico abaixo), Tesla (NASDAQ:TSLA) e Netflix (NASDAQ:NFLX).