Os Reflexos das Dificuldades na Implantação de Projetos na Bovespa

 | 02.06.2014 23:43

Recentemente a presidente da Petrobrás, Graça Foster, divulgou que as obras da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco devem atrasar 3 anos e que é projetado um estouro no orçamento de investimento em U$5 Bilhões, com o custo de implantação saindo de U$13 Bilhões para U$18 Bilhões, ou seja, um aumento de 40%.

Por se tratar da Petrobrás, a maioria logo pensa em desvios e na corrupção como causas deste aumento do custos, no entanto quando o assunto é implantação de projetos ha alguns poréns que precisam ser entendidos e que infelizmente nunca são abordados corretamente pela mídia, quando da divulgação de notícias relativas ao assunto.

As estatísticas de organismos internacionais especializados em estudar o tema Gerenciamento de Projetos, como o PMI e o IPA, mostram que a maioria dos projetos atrasa e estoura o orçamento significativamente, no mundo! não apenas no Brasil. É comum termos grandes obras atrasando, muitas vezes mais de 1 ano e ao final apresentando um custo total superior a 40% do previsto inicialmente, como a Refinaria de Pernambuco.

Não desconsiderando os problemas gerados pela megalomania, Eike Batista também foi vítima das dificuldades na implantação de seus projetos, quase todos atrasaram, alguns custaram mais do que o previsto e outros não apresentaram a performance operacional esperada após o start-up, como o do campo de Tubarão Azul na Bacia de Campos, onde projetava-se uma produção de 20 mil barris de petróleo por dia e alcançou-se apenas 1/4 disto. A Eneva, antiga MPX, vem sofrendo ainda com os atrasos e com a baixa produtividade de suas usinas, que a faz comprar energia cara no mercado livre para honrar seus contratos, em função da produção insuficiente até aqui. Poderíamos colocar neste barco também os Portos Sudeste e do Açu, que já deveriam estar operando há tempos. Não se pode negar que Eike não economizava, contratou grandes profissionais e deu liberdade e condições de trabalho a todos, porém nem assim obteve o sucesso esperado em seus empreendimentos.

Na Vale a situação não é muito diferente, bilhões de dólares já foram gastos pela mineradora em projetos sem um incremento de produção significativo. Seu planejamento estratégico de 2010 estimava uma produção superior a 400 Milhões de toneladas de minério de ferro em 2015, nos últimos anos ela produziu perto de 300 e com sorte atingirá 340 em 2015. Alguns citam estes atrasos como responsáveis pela penalização de suas ações nas bolsas, afinal a Vale também prometeu e não entregou.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Este histórico nos mostra que um pouco de ceticismo é bem vindo quando se trata dos planos de investimentos das empresas de setores como: Mineração, Petroquímica, Siderurgia e Papel e Celulose, que trabalham com grandes projetos de incremento de produção. Aquele que seria o homem mais rico do mundo mergulhou de cabeça, ignorou diversos riscos e sabemos qual foi o seu final.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações