Otimismo Ancorado na Expansão Global Não Está Focando Riscos Relevantes Internos

 | 17.01.2018 11:00

Em nosso post de ontem destacamos que o cenário binário prevalecente sugere que o otimismo presente não ignore os riscos de reversão de expectativas, e esta observação ganha consistência dia após dia.

A Bovespa mantém ritmo forte de altas, desconexa com a realidade da nossa economia que tem obstáculos consideráveis à frente, nada assegurando que as projeções prospectivas estimulantes no momento sejam sustentáveis, e deixando transparecer certo menosprezo pelos riscos latentes e que se tornam mais perceptíveis na medida em que se observa mais detidamente o contexto político-econômico-fiscal brasileiro.

A expansão global faz com que os estrangeiros comandem a euforia em torno do nosso mercado acionário, levando a BOVESPA a quebrar recordes e deixando uma falsa impressão que temos uma gama de empresas em grande desempenho de atividade e lucros, o que pode evidenciar que há neste movimento um tanto quanto de especulação.

Este movimento ancorado no cenário externo e movido a capitais estrangeiros especulativos pode ser desmoronado se os problemas intestinos do Brasil não forem superados, como mencionamos que o cenário é binário, as expectativas otimistas poderão ser rapidamente revertidas e este “castelo” se revelar de areia.

É crescente a irritação e o desnorteio em torno do julgamento do ex-Presidente Lula, com notório destaque na mídia, algo que pode criar perturbações impactantes no ambiente interno, com reflexos no exterior quanto a incertezas e dúvidas.

Por outro lado, as últimas falas a respeito da reforma da Previdência não tem sido animadoras. Aparentemente, a despeito do esforço cotidiano do Presidente Temer, o número de congressistas apoiadores não evoluiu e ocorrem insinuações partidárias de que possa ser postergadas para o ano que vem já com novo governo, e o Presidente da Câmara, também candidato a candidato à Presidência, afirmou em New York que a aprovação não será fácil e que se não votada em 19 de fevereiro próximo ficará para ser votada somente o ano que vem.

Constata-se então, que o cenário interno do Brasil nada tem a ver com o contexto do mercado global que direciona recursos oportunistas para a nossa Bovespa com foco especulativo, não dando fundamentos críveis as projeções de BOVESPA a 100.000 pontos, etc..., que na realidade são inseguros prognósticos estimulados para quem está focando o lucro fácil no sentido de atrair incautos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A questão fiscal é vital para o Brasil, a não aprovação das reformas pode provocar forte reversão nas expectativas em torno de 2018, acentuando o risco de o país ser rebaixado em sua nota de crédito tanto pela FITCH quanto pela Moody’s, e ter uma abrupta alteração da postura dos investidores estrangeiros afetando o “apetite e ímpeto” pelo Brasil.

A questão em torno da eleição presidencial também deve agregar tensões, seja pela provocativa decisão do ex-Presidente Lula persistir no intuito de ser candidato mesmo que seja condenado, seja pela disputa entre membros do próprio governo, como o próprio presidente Temer que parece esperar que a economia demonstre vitalidade para se colocar como candidato ou o Ministro Meirelles que não demonstra ter ouvido a observação do presidente Temer de que o prefere até o final do governo no Ministério da Fazenda e anunciou que em abril decidirá a respeito ou o Presidente da Câmara Rodrigo Maia que parece ter percebido que existe espaço para postular a candidatura e vem atuando claramente com este propósito.

Esta “disputa” interna entre membros do governo não é positiva e pode afastar eventuais apoios de políticos, num momento em que o governo está absolutamente dependente de conquistá-los para levar à frente as reformas.

Por enquanto, o desempenho da economia não dá “cacife” ao governo e seus pretensos candidatos, mas da mesma forma não dá “munição” a oposição. Este é na atualidade um ponto de indefinição que o cenário binário fortalece até que se tenha efetiva tendência.

Também prospera a percepção de que a reforma previdenciária e as reformas adicionais já propostas e que não conseguiram avançar não serão suficientes, havendo absoluta necessidade de cortes de gastos mais drásticos, e isto provavelmente não será possível neste governo.

Portanto, entendemos que é preciso acentuar-se o foco nas questões internas e relevantes em torno do Brasil, não se deixando levar pelo “entusiasmo” contagiante dos estrangeiros, algo que pode findar-se de forma rápida e fortemente reversiva.

É preciso estar atento, o julgamento do ex-Presidente Lula deve aumentar as tensões dada a intensidade reacionária de seus pares, mas se complementarmente houver crescente percepção de que a reforma previdenciária poderá não ser aprovada, é bem provável que todo este entusiasmo presente sofra um acentuado debacle.

Há muito para se observar e ser muito precavido e sensato.

Idealmente é absolutamente desejável que tudo dê certo e o país se mantenha na rota de recuperação, mas não se pode confundir entusiasmos ancorados em participantes estrangeiros com a realidade do país e seus relevantes e expressivos desafios a serem superados.

O dólar, ainda que tenha o seu preço habilmente administrado pelo BC é o sensor principal de mudanças de humor, por isso projeções a respeito serão sempre frágeis neste momento, mas é improvável que se mantenha nos níveis atuais, devendo ocorrer depreciação do real.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações