Outubro Chegou Com Instabilidade no Câmbio

 | 04.10.2021 06:05

Entramos em outubro com uma crise de energia mundial se formando e gargalos na oferta de suprimentos. Um quadro bem desfavorável para os emergentes, principalmente se considerarmos a proximidade do tapering. E, por aqui, a coisa ainda está mais complicada devido à percepção do risco fiscal e à falta de confiança do investidor. 
 
Depois de sete sessões seguidas de alta, o dólar fechou a sexta-feira em queda de 1,42%, cotado a R$ 5,369 na venda. O leilão de swap extra nesta sexta feira ajudou o real a não se desvalorizar mais no primeiro dia de outubro. 
 
No cenário econômico a coisa continua complicada para o lado do Brasil. Os fatores para isso são: os riscos com a situação da China, crise de energia elétrica e a questão da Evergrande (OTC:EGRNY), o timing do tapering e possível redução de juros nos EUA, a inflação e o ritmo de aumento da Selic, possíveis riscos fiscais com a reforma de IR, precatórios e novo bolsa família, previsão de PIB mais baixo para 2022 e para finalizar a extensão do auxílio emergencial. 
 
Ao mesmo tempo em que as previsões para a atividade econômica são revisadas para baixo, o mercado aposta em alta dos juros, portanto outubro deve ser um mês volátil.
 
Na sexta feira o dólar fechou abaixo de 5,40 reais, com operadores aproveitando a fraqueza da moeda no exterior para realizar lucros depois de a cotação cravar na véspera sete pregões de alta e fechar no pico em cinco meses.
 
Olho nos EUA, a agência de classificação de risco Fitch disse nesta sexta-feira que a classificação de crédito soberano "AAA" dos Estados Unidos pode ser pressionada se os parlamentares federais não resolverem o limite da dívida em tempo hábil, ressaltando que a ameaça política e a flexibilidade de financiamento reduzida podem aumentar o risco de inadimplência. A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, alertou que o governo pode ficar sem dinheiro até 18 de outubro se o teto da dívida não for elevado ou suspenso, levando à primeira inadimplência da história.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações