Panorama do Câmbio: Explicação do Desempenho do Dólar em 2018

 | 18.09.2018 16:13

Com certeza, o câmbio é um dos assuntos do mercado financeiro que mais suscita discussão entre profissionais e leigos, dados os diversos impactos que as variações podem causar em seus respectivos cotidianos.

Existe uma célebre frase do economista Edmar Bacha bem disseminada no mercado: “O câmbio foi inventado por Deus para humilhar os economistas”. A frase reflete a dificuldade de se estimar valores futuros para o câmbio, qualquer tentativa de tentar estimar algum patamar de paridade entre real e o dólar pode culminar em erro.

O objetivo desta publicação não é cravar algum patamar de preço para a projeção do câmbio, mas sim trazer ao conhecimento do leitor fatos e dados com potencial de afetar o preço do dólar hoje . Atualmente, as oscilações do dólar frente ao real têm sido associadas majoritariamente às incertezas que rondam a disputa pelo Palácio do Planalto, o que não deixa de estar correto. Contudo, existem três outros fatores que não podem ser deixados de lado.

Em primeiro lugar, acredito que seja importante citar o recente histórico de elevação das taxas de juros nos Estados Unidos. Após a crise em 2008, o governo norte americano concedeu diversos incentivos para que a economia se recuperasse, dentre eles, a redução e manutenção das taxas de juros em níveis baixos, conforme mostra o gráfico abaixo: