Para onde podem ir o ouro e o petróleo, caso o Fed interrompa o aperto em junho?

 | 02.05.2023 13:09

  • Aumenta a especulação de que o Federal Reserve pode interromper as altas de juros em junho
  • A próxima reunião de política monetária do banco central dos EUA será observada de perto pelos operadores, em busca de sinais de direcionamento futuro.
  • O impacto da decisão do Fed sobre o dólar e os títulos do Tesouro americano pode ter importantes implicações para os mercados, inclusive o de commodities, como ouro e petróleo.
  • Está aumentando a pressão sobre o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e o comitê de política monetária dos EUA (Fomc) para que determinem quando será interrompido o atual ciclo de alta de juros, que já dura mais de um ano Tudo indica que a reunião de quarta-feira do Fomc começará a revelar o que os mercados de câmbio, treasuries, ações e commodities tanto esperam.

    Embora os rumores em torno de uma pausa na elevação de juros já durem meses, uma reportagem recente do Wall Street Journal elevou as especulações a um novo patamar, ao sugerir que a campanha de aperto do Fed, iniciada há 15 meses, provavelmente será suspensa em junho. Isso deve ocorrer após mais uma alta em 3 de maio, que fará com que as taxas subam 25 pontos-base até o pico de 5,25%, partindo de apenas 0,25% no início da pandemia .

    Como apontou Nick Timiraos, correspondente-chefe de economia do Wall Street Journal, provavelmente será após essa reunião do Fomc que saberemos quão perto o Fed está do fim do seu ciclo de aperto, na medida em que as autoridades monetárias consideram que as suas comunicações sobre o futuro da política monetária são tão importantes quanto as decisões individuais de juros.

    "Até agora, o Fed tem procurado sinais claros de desaceleração da atividade e da inflação para justificar uma pausa", segundo Timiraos em um tuíte. "Mas, depois desta semana, os cálculos podem se inverter. Pode ser que as autoridades optem por ver sinais de demanda mais forte e de inflação ainda em ascensão”.

    Para economistas, investidores, estrategistas de fundos e jornalistas que cobrem o Fed, isso requer uma análise mais profunda do comunicado-padrão pós-anúncio de juros, bem como a identificação de uma ou duas frases que apontem a direção da política monetária no curto prazo. Também exigirá um olhar mais crítico em relação às últimas projeções econômicas do Fed. Por fim, será necessário ainda analisar em tempo real as palavras ditas por Powell durante a coletiva de imprensa após a reunião do Fomc.

    Abaixe o App
    Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
    Baixar Agora

    Ainda que essas ações sejam rotineiras em cada decisão de juros do Fed, o apetite atual do mercado pelo que o Fed tem a dizer é muito maior, devido à especulação de que o banco central mudará de postura.

    h2 Contexto/h2

    Para combater a inflação, o Fed elevou os juros nos EUA em 475 pontos-base (pb) ao longo de nove aumentos das taxas desde março de 2022.

    A inflação medida pelo índice favorito do Fed, o de gastos com consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês), registrou um aumento de apenas 4,2% no último ano até o mês de março, depois de ter atingido a máxima de quatro décadas de 6,6% nos 12 meses anteriores a março de 2022.

    Apesar do arrefecimento dos preços, a inflação anual ainda é mais do que o dobro da meta do banco central dos EUA, de 2%. E, para a instituição, a única forma comprovada de combater a trajetória ascendente dos preços é elevando a taxa de juros.

    As autoridades do Fed e os mercados, entretanto, têm visões divergentes em relação à trajetória futura dos juros, já que o BC americano espera que as taxas fiquem perto dos níveis atuais ao longo de 2023, enquanto os investidores estão apostando que os cortes de juros começarão antes do fim deste ano.

    Em vista de novos sinais de estresse no setor bancário dos EUA nos últimos dias, devido aos problemas enfrentados pelo First Republic Bank, algumas autoridades do Fed podem decidir sinalizar uma pausa em junho.

    Alguns formuladores da política do Fed já indicaram que as condições mais restritas de crédito podem ter o efeito de um aumento adicional de juros, possivelmente reduzindo o número de elevações necessárias para fazer a inflação convergir para a meta.

    Dados recentes reforçaram as preocupações dos investidores com uma desaceleração da economia dos EUA.

    O Departamento de Comércio informou, na quinta-feira, que o PIB real do país teve um crescimento anual de 1,1% no primeiro trimestre de 2023, contra uma expansão de 2,6% no quarto trimestre de 2022.Economistas rastreados pelo Investing.com esperavam que o produto interno bruto norte-americano tivesse um avanço de 2% no período.

    h2 O que isso significa para as commodities/h2

    Para o meu público, o mais importante é saber como as ações do Fed podem impactar o ouro, o petróleo e outras importantes commodities.

    O analista técnico e contribuidor desta coluna, Sunil Kumar Dixit, do SKCharting.com, me ajudará nessa missão. Mas, antes de analisarmos o resultado de uma pausa de juros do Fed para as commodities, precisamos primeiro determinar quais seriam os impactos disso para o dólar e os títulos do Tesouro americano, na medida em que podem influenciar o comportamento das matérias-primas, como o petróleo, e também o ouro.