Paraíbas “Picaretas” e a Expectativa de Corte na Selic

 | 20.07.2019 15:03


Panorama de Mercado

Encerramos a semana com o Mercado colocando o “pé no chão” após o forte entusiasmo com a aprovação da Reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara de Deputados, isso porque um outro problema vem à tona, o baixo crescimento econômico, fazendo nosso mais importante índice acionário perder o fôlego. Para que a economia de fato entre no ritmo novamente e volte a crescer, a Reforma é apenas um dos pré-requisitos, sendo também necessária uma reforma tributária, bem como dar sequência nas privatizações. Além disso, a atenção dos investidores está voltada para estímulos à economia como um novo corte na taxa básica de juros, a Selic, e a liberação de uma parte do FGTS e do PIS/Pasep aos trabalhadores. Essas medidas visam dar uma reaquecida no consumo para que o PIB, num curto prazo, seja beneficiado, sem esquecer que isso não resolve a origem estrutural do problema. Diante desse cenário, nosso mais importante índice de ações, fechou a semana praticamente no zero a zero, ou seja, uma queda de sequer 0,5%. O Ibovespa fechou a semana em 103451.93 pontos. Já seu derivativo, o índice futuro, fechou a semana em 103890 pontos.

No cenário nacional, estamos no aguardo da próxima reunião e decisão do COPOM, sobre o corte ou não, da taxa Selic. Investidores e analistas temem uma decisão do COPOM de manter a taxa como está e isso repercutir numa espécie de “decepção” no Mercado. Como de costume, uma das trending topics do Twitter no Brasil essa semana foi #orgulhodonordeste, após uma declaração em tom pejorativo do atual Presidente Jair Bolsonaro, chamando os governadores do Nordeste de “paraíbas”. O detalhe é que essa declaração foi feita em “off”, isso porque ocorreu durante a preparação para uma conversa com jornalistas, onde Bolsonaro aparentemente não sabia que o microfone que usaria na conversa já estava captando áudio. No áudio foi possível ouvir Bolsonaro dizendo ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni: “Daqueles governadores de 'Paraíba', o pior é do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”. Depois de um trecho onde não é possível compreender o que foi dito, Bolsonaro ainda usou a expressão “picaretas”. Vale lembrar que a região Nordeste foi a região onde o atual presidente teve menos votos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

No mercado internacional, segue forte a expectativa de um novo corte na taxa de juros americanos. Donald Trump, atual presidente dos EUA, manteve a pressão sobre o Fed em relação ao assunto, além de criticá-los no Twitter dizendo que estão tendo um “processo falho de pensamento". O que anda trazendo volatilidade a moeda americana é a expectativa do tamanho do corte. Esse tema, tem total ligação com a guerra comercial entre EUA e China, pois um corte na taxa de juros daria um fôlego para China se movimentar. A guerra entre as potências tem se tornado longa e custosa, mas a China diz ter cartas na manga, ou seja, ações mais agressivas, caso a guerra se intensifique. A prioridade da China é que a economia não desacelere de forma intensa e contínua, pois isso acarretaria dívidas maiores e riscos de liquidez.

A seguir, temos o fechamento de alguns ativos e índices:

Índice Bovespa – 103451.93 pontos;
Índice Futuro de IBOVESPA - 103890 pontos
Petrobras PN (SA:PETR4) – 27,44 reais
Vale do Rio Doce (F:VALE3) ON – 52,72 reais
Banco Itaú (SA:ITUB4) PN - 36,40 reais
Banco Bradesco PN – 37,60 reais
Ambev ON – 18,09 reais
Dólar Futuro – 3749,50 reais
Índice Dow Jones – 27154.20 pontos
Índice S&P 500 – 2976.61 pontos

O que esperar para próxima semana...

Iniciamos a semana com a abertura da temporada de divulgação dos resultados do segundo trimestre, e devido ao baixo crescimento econômico é de se esperar, como consequência, resultados fracos. Na terça-feira (23/07) teremos divulgação dos resultados da Cielo SA (SA:CIEL3). Na quarta-feira (24/07) teremos divulgação dos resultados da Edp Energias do Brasil SA (SA:ENBR3), Engie Brasil Energia (SA:EGIE3) SA, Pão de Açúcar (SA:PCAR4) Cia Brasileira de Distribuição, Banco Santander Brasil SA (SA:SANB11) (ON, PN e UNIT), Telefônica Brasil (SA:VIVT4) SA (ON e PN) e WEG SA (SA:WEGE3). Na quinta-feira (25/07) teremos divulgação dos resultados da Ambev SA (SA:ABEV3), Banco Bradesco SA (SA:BBDC4) (ON e PN), Ecorodovias Infraestrutura e Logística (SA:ECOR3) SA e Fleury SA (SA:FLRY3). E por fim, porém não menos importante, na sexta-feira (26/07) teremos divulgação da Hypera (SA:HYPE3) SA e Usiminas (SA:USIM5) Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais SA (ON, PNA e PNB). Lembrando que todas os papéis acima citados fazem parte da composição da atual carteira teórica do Ibovespa.

Fique atento para esses eventos (três touros):

  • Terça-feira -Vendas de Casas Usadas (Jun) às11h;
  • Quarta-feira -Venda de Casas Novas (Jun) às 11h; Estoques de Petróleo Bruto às11h30;
  • Quinta-feira -Núcleo de Pedidos de Bens Duráveis (Mensal) (Jun) às 09h30;
  • Sexta-feira - PIB (Trimestral) (Q2) às09h30;

Tenham uma excelente semana.

Liora Vanessa

Este conteúdo visa ambientar/informar os investidores de uma forma simples sobre como o mercado tem se comportado, jamais devendo ser considerado como indicação de compra ou venda de qualquer ativo.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações