Pazuello e Ernesto Araújo na CPI da Covid e os Destaques da Semana

 | 21.05.2021 12:33

Panorama Semanal de 17 a 21 de maio*h2 DESTAQUES/h2

Entre os destaques da semana no noticiários estão a Operação da PF que tem como alvo o ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, bem como os depoimentos do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e do ex-chanceler Ernesto Araújo na CPI da Pandemia.

h2 CPI DA COVID/h2

Na CPI, Ernesto Araújo responsabilizou Pazuello pela falta de vacinas. Segundo ele, foi por decisão de Pazuello que o Brasil entrou tardiamente no consórcio de vacinas da OMS. Sobre a cloroquina, o ex-chanceler admitiu a atuação do presidente Jair Bolsonaro para que o Ministério das Relações Exteriores comprasse o medicamento, mesmo após a OMS ter se posicionado contra. Em relação à China, negou atritos e ataques, e foi repreendido pelo presidente da CPI, Omar Aziz, por ter mentido. A senadora Kátia Abreu chamou Araújo de “negacionista compulsivo” e disse que ele foi a “bússola que nos direcionou para o caos, para um iceberg, para um naufrágio”.

Em seu depoimento, Pazuello defendeu Bolsonaro, dizendo que ele não interferia nas questões do ministério – apesar de ter sido desautorizado publicamente pelo presidente quando tentou comprar a CoronaVac em 2020. Mas Pazuello disse que esse tipo de desautorização era “coisa de internet”. O ex-ministro da Saúde alegou ainda que a compra de vacinas da Pfizer (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34) demorou devido a pareceres contrários de CGU, AGU e TCU. Os pareceres desses órgãos, no entanto, desmentem o depoimento de Pazuello. A senadora Eliziane Gama resumiu: “O senhor já mentiu demais. Eu não tenho nem tempo para elencar todas elas (as mentiras)”.

O interrogatório de Pazuello, interrompido na quarta-feira, foi retomado na quinta-feira. Ele disse que não foi o único responsável pelo avanço da pandemia e, no caso caótico e trágico de Manaus, culpou o governador do Amazonas, Wilson Lima, pela falta de oxigênio. Segundo o relator Renan Calheiros, Pazuello fez 15 “afirmações falsas” na CPI.

h2 VACINAÇÃO/h2

Enquanto isso, a vacinação segue em ritmo lento Brasil afora, e o país corre o risco de enfrentar uma onda mais grave de Covid-19 com a chegada do inverno, de acordo com a Universidade de Washington. Após dias de queda, o número de óbitos por Covid-19 no Brasil voltou a apresentar estabilidade – em um patamar ainda elevado.

O Instituto Butantan, que interrompeu a produção da CoronaVac, esperava receber 4 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) no próximo dia 26, suficientes para 7 milhões de doses, mas a China reduziu o volume para 3 mil litros. A Fiocruz, por sua vez, que também interrompeu a produção, deve receber da China neste sábado IFA para mais 12 milhões de doses da vacina AstraZeneca (LON:AZN) (SA:A1ZN34). A boa notícia é que, na quinta-feira, o embaixador da China, Yang Wanming, disse, após reunião com governadores, que a relação com o povo brasileiro é “fraterna”, e que o país oriental vai liberar, nos próximos dias, novos lotes de IFA para produzir 16,6 milhões de doses de CoronaVac e AstraZeneca.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os EUA anunciaram a doação de mais 20 milhões de doses de diversas vacinas até julho, além das 60 milhões já anunciadas. A doação, para vários países, é uma parceria com a Covax Facility, consórcio da OMS.

h2 VARIANTE INDIANA/h2

Na Índia, a situação é crítica. O país é o que registrou o maior número de mortes por Covid-19 em 24 horas. A variante indiana preocupa o mundo. Já há casos de infectados com essa variante no Maranhão.

h2 RICARDO SALLES/h2

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi alvo de operação da PF Akuanduba, que resultou no afastamento do presidente do Ibama, Eduardo Bim. O foco são crimes contra a administração pública, como corrupção e facilitação de contrabando, por agentes públicos e madeireiros. Salles afirmou que a investigação da PF “não tem substância”.

h2 LULA/h2

Ao veículo francês Paris Match, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou que será candidato, em 2022, contra Bolsonaro.

h2 PRIVATIZAÇÃO/h2

A Câmara dos Deputados aprovou o texto da medida provisória que permite a privatização da Eletrobras (SA:ELET3).

h2 FED/h2

Lá fora, um dos destaques foi a ata do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) mostrando que está se começando a discutir a redução dos estímulos, a partir da melhora dos indicadores e da recuperação da economia. O número de pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA, por exemplo, caiu.

h2 CRIPTOMOEDAS/h2

A derrocada no mercado de criptomoedas também ganhou espaço no noticiário. O bitcoin, que chegou a recuar 30% na quarta-feira, voltou a ganhar força no dia seguinte.

h2 PALESTINA/h2

Após pressão internacional, entrou em vigor um cessar-fogo no conflito entre israelenses e palestinos.

h2 BOLSA/h2

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa fechou quase estável, leve alta de 0,05%, a 122.700 pontos. O dólar recuou 0,73% a R$ 5,277.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal

* Dados atualizados até as 9h30 do dia 21/5

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações