PMDB e PSDB se Merecem

 | 21.06.2017 15:55

Tudo Menos “Normal”

Depois do susto de ontem, o mercado tenta uma recuperação, enquanto espera pelo andamento da reforma trabalhista na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Bolsa vai subindo e dólar fica de lado – a curva de juros tem aumento de inclinação nas pontas longas.

A bola nas costas que o governo tomou deixou todo mundo preocupado – tudo indica que, no plenário do Senado, a reforma será aprovada sem sobressaltos, mas, depois da trapalhada da base, quem está disposto a pagar pra ver?

O digníssimo senador Sérgio Petecão (não estou inventando nomes) não conseguiu comparecer à sessão, seu suplente votou contra o relator; Eduardo Amorim, com medo de contrariar a esposa e passar umas noites no sofá, também traiu a base.

O primeiro é do PMDB e o segundo, tucano – sem dúvida, os dois partidos se merecem.

Se o PSDB ficou com Temer para garantir o andamento das reformas, faltou combinar com os quadros.

Romero Jucá correu às mídias para falar que está tudo bem, que foi tudo normal. Já o relator da reforma, Ricardo Ferraço, desceu a lenha na base governista – “cochilo e barbeiragem”.

Com o presidente da República rebatendo reportagens de delator e doleiro entregando a rapadura em depoimento à Polícia Federal, fica difícil aceitar que “está tudo bem”.

Claramente há um enfraquecimento da base governista e, enquanto uma solução mais definitiva não “aparecer”, eventos como o de ontem se tornarão mais corriqueiros.

Alívio Para as Massas

A boa surpresa na criação de vagas de emprego (34 mil sem o ajuste sazonal) deve ter contribuído um pouco para o clima mais ameno no mercado. O dado, que seria bastante celebrado fossem outros os ares em Brasília, indica reversão de tendência no desemprego e pode significar merecido refresco para a massa de desempregados.

Seis dos nove setores interromperam a amargura observada desde o início da crise olhando o comportamento de abril para maio – na média móvel de três meses, situação do mercado de trabalho reverteu para Varejo, Serviços e Manufatura.