Penúltima Semana de Fevereiro/ 2017 – Taxa Selic e a Prévia do Carnaval

 | 19.02.2017 13:49

Penúltima Semana de Fevereiro/ 2017 – Taxa Selic e a Prévia do Carnaval

Conforme informado no artigo anterior, o mês de fevereiro de 2017 não apresenta muitos fatos e dados relevantes, sendo que, aparentemente causou pouco impacto no dólar (USD), e na libra (GBP) até esse momento.

Na semana passada, o discurso de Janet Yellen, presidente do FED (equivale ao banco central dos EUA), sobre a melhora da economia dos EUA, criou uma expectativa entre os investidores aoo possível aumento da taxa de juros, na terra do “tio Sam”.

Entre a terça, e quarta-feira passada (dias 14/02, e 15/02), o dólar (USD) ganhou força frente ao iene (JPY), aonde bateu a máxima na semana, na região do preço de 114.966, mas voltou a cair, sendo que encerrou a semana próximo da região do preço de 112.838.

Já a libra, seguiu um movimento parecido frente a moeda do Japão, registrou máxima perto da região de 142.972, mas também encerrou a semana perto da região da mínima, na região do preço de 140.022.

Fatos Políticos Econômicos

Nesta semana, que antecede o Carnaval no Brasil, será decido qual o patamar estará a taxa básica de juros (taxa SELIC) até o mês de abril de 2017. O consenso do mercado é de um corte de até 0,75%. No cenário exterior, não há muitas notícias relevantes, que causarão muita volatilidade nas moedas: dólar (USD), e libra (GBP), contra o iene (JPY).

Em relação a moeda estadunidense é fundamental acompanhar as minutas do FOMC, que pretendem sinalizar a possibilidade do aumento de juros nos EUA (dia 22/02) para o próximo mês.

E na “terra da rainha” será bom ficar atento, no mesmo dia, sobre a divulgação de dados sobre a comparação do PIB do quarto trimestre de 2016 e de 2015.

Fatos Técnicos

PAR: USD/JPY

No gráfico diário, o par dólar (USD) fez uma correção, ou movimento de “pull back”, na expansão de Fibonacci (conforme mostrado no antigo anterior), e voltou a cair, porém, é necessário que o rompimento do suporte da região do preço de 111.595 para confirmar a tendência de baixa.

O movimento realizado na semana passada, deixou um fundo mais alto que o anterior, o que pode indicar uma possível da reversão da tendência de baixa. Se a resistência for superada na região do preço de 114.998, o alvo será a região do preço de 115.696.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Caso contrário, o par pode indicar um movimento de consolidação.