Pessimismo persiste nos mercados mundiais

 | 12.03.2014 07:09

ÁSIA: As bolsas asiáticas caíram nesta quarta-feira, com incerteza econômica na China e nos Estados Unidos combinado com tensões políticas na Ucrânia..

O índice MSCI da Ásia-Pacífico ex-Japão caiu 1,1%. Nikkei do Japão recuou 2,59% e o índice Topix deslizou 2,1%, continuando o padrão gangorra dos últimos dois meses, enquanto o ASX 200 australiano recuou 0,55%.

Ações do Japão recuaram após um iene mais forte. O dólar caiu abaixo do nível de ¥ 103 no comércio asiático para ¥ 102,89. Exportadores perderam força em meio a preocupações sobre a desaceleração da China.

Dados de hoje mostraram que confiança do consumidor australiano está em território "pessimista", apontando para uma queda de 0,7% (isso depois do recuo de 3% no mês passado) atingindo 99,5. Qualquer número abaixo de 100 significa que os pessimistas superam os otimistas. Ações de grandes mineradoras em Sydney também ficaram sob pressão. Rio Tinto perdeu 0,5% e BHP Billiton declíniou 0,9%. Fortescue Metals que caiu vertiginosamente no início da semana, conseguiu se recuperar e fechou em alta de 0,9%.

A semana tem sido terrível também para investidores de Hong Kong, com preocupações persistentes sobre a desaceleração da China e com as seguradoras chinesas sofrendo pressão de venda, em meio às buscas contínuas do jato da Malaysia Airlines. O avião estava transportando 239 passageiros, 154 dos quais são chineses. Hang Seng de Hong Kong caiu 1,65% e Xangai Composite fechou em queda de 0.17%.

Os investidores aguardam dados chineses sobre a produção industrial, vendas no varejo e investimento urbano na quinta-feira, o que pode oferecer detalhes para onde a economia está caminhando. Um relatório da Reuters diz que o banco central da China está preparando medidas para afrouxar a política monetária se o crescimento econômico abrandar ainda mais. O relatório diz que uma flexibilização pode ser aplicado se o crescimento recuar abaixo de 7,5% e viria sob forma de operações no mercado monetário e intervenção cambial via bancos estatais.

Enquanto isso, a demanda chinesa continuou a pressionar commodities industriais, principalmente de cobre e minério de ferro. Ambos os metais foram usados ​​na China como garantia para empréstimos, deixando investidores e siderúrgicas vulneráveis a um possível aperto de crédito.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

EUROPA: as bolsas europeias recuam, seguindo o mal humor na Ásia, onde as preocupações sobre uma desaceleração na China atingiu sentimento dos investidores.

O Stoxx Europe 600 recua 0,92%. Pesando sobre o índice pan-europeu, as ações da G4S do Reino Unido recuam 3,59%, após a empresa de segurança dizer que registrou perdas em 2013, em parte devido aos encargos de reestruturação. As ações da Valeo recuam 2,05% depois que o governo francês vendeu uma participação de 2,5% na fabricante de autopeças por 200 milhões de euros (277 milhões dólares americanos).

Em uma nota mais otimista, as ações da Prudential do Reino Unido avançam 3,60%, depois que a seguradora aumentou os dividendos e disse que estendeu a sua parceria estratégica com o banco Standard Chartered. Adecco sobe 4,92% após a empresa de recursos humanos relatar lucros no quarto trimestre acima das expectativas.

Em Londres, a maioria dos setores recuam, entre elas bancos e mineradoras. Barclays perde 0.68%, HSBC Holdings recua 1.78% e Standard Chartered cai 3,60%. Anglo American perde 1.25%, BHP Billiton recua 1,52% e Rio Tinto cai 0,13%.

AGENDA DE HOJE:

EUA:
11h30 - Crude Oil Inventories (Relatório de Estoques de Petróleo dos Estados Unidos);
14h01 - 10-y Bond Auction (leilão de títulos de 10 anos do governo americano);
15h00 - Discurso do Secretário do Tesouro dos EUA Jack Lew;

ÍNDICES MUNDIAIS (7h00):

ÁSIA
Nikkei: -2,59%
Austrália: -0,55%
Hong Kong: -1,65%
Xangai Composite: -0,17%

EUROPA
Frankfurt - Dax: -1,13%
London - FTSE: -0,83%
Paris CAC 40: -1,22%
Madrid IBEX: -0,90%
FTSE MIB: -0,22%

COMMODITIES
BRENT: -0,95%
WTI: -0,01%
OURO: +0,49%
COBRE: -1,28%
NIQUEL: +0,09%
SOJA: -1,71%
ALGODÃO: -0,38%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: -0,11%
SP500: -0,15%
NASDAQ: -0,18%

RESULTADOS CORPORATIVOS:
BRASIL: B2W Digital , CCR, Fras-Le, Lojas Americanas, Nutriplant, SLC Agrícola, Tempo Participações

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário e gratuito, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações