Pessimismo vs. Otimismo: Impactos na tomada de decisões de investimento

 | 25.10.2023 13:10

Os aspectos emocionais são determinantes para o sucesso do investidor de longo prazo.

Em ambientes onde há volatilidade, seja na renda fixa ou variável, o indivíduo enfrenta o desafio constante ao conduzir seu investimento até a maturidade desejada. 

Existem muitas informações disponíveis diariamente e isso, muitas vezes, pode prejudicar nas tomadas de decisões financeiras. Um dos vieses mais difíceis de lidar é à aversão a perda. Esta é uma reação emocional que leva as pessoas darem mais importância as perdas do que aos ganhos. Consequentemente, pode afetar a capacidade de manter os investimentos por um período longo o suficiente. 

Dentro deste contexto, existe uma tendência natural de focar nos aspectos negativos em detrimento dos positivos, pelo viés que nos acompanha constantemente.

No livro A Psicologia Financeira, Morgan Housel argumenta que “o pessimismo soa mais esperto, e mais plausível, do que o otimismo”. Uma notícia negativa sobre determinado ativo que possui em carteira tende a chamar mais atenção do que se fosse positiva. O raciocínio é valido para os diversos eventos e situações com potencial de afetar o mercado financeiro e os seus investimentos. 

Ser (BVMF:SEER3) otimista não é acreditar que tudo dará certo e negligenciar os riscos, mas crer que as chances de um bom resultado estão a seu favor ao longo do tempo, mesmo com os contratempos do percurso. Sendo assim, trabalhar com os dados históricos, alocação adequada para o perfil de risco e objetivos só trarão benefícios aos investidores.

Matt Ridley relatou em seu livro O Otimista Racional: 

“O ressoar constante do pessimismo geralmente abafa qualquer canção triunfalista. Se você diz que o mundo está melhorando, pode acabar sendo tachado de ingênuo ou insensível. Se diz que o mundo caminha para ficar cada vez melhor, é visto como maluco. Se, por outro lado, você diz que a catástrofe é iminente, pode esperar receber o prêmio McArthur ou até mesmo o Nobel da Paz. Ao longo da minha vida adulta, os motivos da moda para ser o pessimista foram mudando, mas o pessimismo foi uma constante”.

Por exemplo, uma avaliação em horizontes mais longos nos gráficos do Ibovespa, S&P 500, Nasdaq e outros importantes índices globais mostram linhas ascendentes, embora com diversos momentos de quedas. É comum ouvir falar que “a bolsa sobe caindo”. Mesmo com retrospecto favorável, há uma grande dificuldade dos investidores, especialmente iniciantes, em suportarem a volatilidade da bolsa em períodos de maior aversão ao risco. Sempre com aquele sentimento que o pior agora não passará, seja inflação alta, contração econômica, problema geopolítico etc.

As expectativas dos investidores guiam a tendência do mercado, e essas expectativas mudam frequentemente com a assimilação de novas informações. Movimentos extremos, tanto de euforia quanto de pânico, são impulsionados pela disposição dos investidores em aceitarem riscos. 

Portanto, enfrentar as realidades negativas e manter a crença em um futuro melhor do que o presente é importante para o controle emocional e a manutenção das alocações. Um portfólio estruturado com bons ativos, bem distribuído entre renda fixa e variável, com diversificação ampla e uma alocação que se alinhe ao perfil do investidor são componentes essenciais para navegar com sucesso nas complexidades dos mercados financeiros. Assim, o investidor ameniza o pessimismo inato e consegue manter um grau de confiança maior nos seus investimentos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações