Petróleo Dispara e os Destaques da Semana

 | 20.09.2019 13:28

Panorama Semanal de 16 a 20 de setembro*

Alta da cotação do petróleo, após ataque à Arábia Saudita, corte da Selic para marca histórica no Brasil e nova redução nos juros americanos: estes foram os destaques da semana.

A maior alta do petróleo em mais de uma década – desde o furacão Katrina – foi consequência de um ataque que afetou a produção na Arábia Saudita. Com temor de corte prolongado na oferta, a cotação disparou cerca de 15%. O ataque vem sendo atribuído ao Irã, e os Estados Unidos anunciaram que adorarão novas sanções contra o Irã. Há forte tensão na região, com ameaças de guerra.

A Petrobras (SA:PETR4) aumentou o preço do diesel (4,2%) e da gasolina (3,5%) nas refinarias.

No Oriente Médio, destaque também para as eleições israelenses, o segundo pleito em 5 meses. O bloco do primeiro ministro Benjamin Netanyahu, de direita, não alcançou o número de cadeiras necessárias no Parlamento para formar um novo governo. Ele propôs a Benny Gantz, cujo grupo teve direito a duas cadeiras a mais, que formassem um governo de coalizão. Gantz, ao centro, rejeitou.

O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) cortou os juros pela segunda vez desde julho, para o intervalo entre 1,75% e 2% ao ano. Em paralelo, o Fed vem injetando bilhões de dólares no sistema monetário do país. O intuito é manter a economia aquecida. Uma das preocupações dos EUA é a guerra comercial travada com a China, que voltou ao radar esta semana, após avaliações de que não haverá acordo para evitar a aplicação de sobretaxas às importações.

No Brasil, o Copom também reduziu a Selic. A taxa básica de juros da economia caiu para 5,5% ao ano, com expectativas de que haja mais cortes até o fim deste ano.

E está dando o que falar a operação da PF que atingiu o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra – que teria recebido propina durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. A ação é vista como uma espécie de retaliação da Polícia Federal às interferências do presidente Jair Bolsonaro no órgão.

Em Washington, o ministro Ricardo Salles afirmou que o BID criará um fundo para a Amazônia – a região será tema na semana que vem de encontro na ONU, onde é esperada a participação de Bolsonaro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por aqui, outras notícias com repercussão na economia e na política foram: proposta de congelar o salário mínimo, que o governo descartou depois; aprovação, pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, de acordo que destina R$ 2,6 bi da Lava-Jato para Educação e Amazônia; saída de Raquel Dodge do MPF; recuo do Senado em projeto que reduzia a transparência nas campanhas eleitorais.

No pregão desta quinta-feira, a cotação do dólar encerrou em alta de 1,43%, a R$ 4,162. O Ibovespa, que, devido ao corte nos juros, estava subindo e se encontrava ao redor dos 106 mil pontos ao longo do dia, recuou e fechou em queda de 0,18%, aos 104.339 pontos, influenciado pelo desempenho ruim das bolsas dos EUA.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 20/9, às 8h.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações