Petróleo: preços podem ter tocado fundo, graças a ações da Opep e do Fed

 | 18.12.2023 13:05

  • Na última semana, o petróleo interrompeu uma sequência de sete semanas de queda, impulsionado pela redução das incertezas em relação à demanda.

  • Embora esta semana tenha começado de forma incerta, os preços do barril apresentam indícios de uma possível tendência altista, conforme evidenciado por sinais técnicos, entre eles um padrão de martelo no gráfico semanal.

  • Os fatores de risco parecem inclinar-se para um cenário de valorização, sustentado pelos cortes de produção em andamento da Opep+ e a possibilidade de novas medidas serem implementadas.

  • O petróleo encerrou uma sequência de sete quedas semanais, ao fechar em alta a última semana, graças ao arrefecimento das preocupações com a demanda.

    Entretanto, no início da sessão europeia de hoje, os preços do barril apresentaram queda, colocando em dúvida os sinais de recuperação que surgiram na semana passada.

    Ainda assim, a queda pode atrair compradores, diante da evidente mudança de tendência nos preços. De fato, às 8h45 de Brasília, os preços do petróleo Brent, referência mundial e para a Petrobras (BVMF:PETR4), subiam 0,85%, a US$ 77,20 por barril.

    Antes de analisar os fatores macroeconômicos, vamos examinar os gráficos primeiro.

    Visão Técnica do Petróleo/h2

    Apesar do começo fraco desta semana, os preços do petróleo podem ter atingido um fundo na semana passada, conforme indicado pelos sinais técnicos que se formaram.

    Mas é preciso uma continuação da alta para confirmar essa reversão, que já era esperada, mas especialmente diante do começo fraco de hoje.