Petróleo Dispara e Investidores Saem em Busca de Barganhas

 | 03.02.2015 07:41

ÁSIA: Mercados asiáticos fecharam sem direção nesta terça-feira, beneficiados por uma recuperação nos preços do petróleo, enquanto investidores australianos se animaram com o corte nas taxas de juros pelo Reserve Bank da Austrália (RBA), levando as ações australianas perto das máximas de sete anos.

O RBA cortou 0,25% em sua reunião de política monetária, em um novo recorde de baixa depois de mantê-los em 2,5% desde agosto de 2013, para sustentar uma economia atingida pela queda dos preços das commodities. Com o crescimento em ritmo de queda, a demanda doméstica bastante fraca e desemprego em alta, o RBA sentiu a necessidade de reduzir as taxas.

Enquanto isso, o Banco Central da Índia (RBI) manteve sua taxa em 7,75% em sua reunião mensal nesta terça-feira, depois de baixar as taxas em 0,25%, há três semanas.

Os ganhos nos mercados de petróleo no comércio asiático levantaram o sentimento dos investidores, enquanto as ações dos EUA fecharam em forte alta.

O S&P/ASX 200 da Austrália subiu 1,46%, seu nível mais alto desde junho de 2008, cravando a nona sessão consecutiva de alta, enquanto o dólar australiano caiu para uma baixa de seis anos, a $ 0,7648 contra o dólar. Bancos subiram após o corte das taxas de juros. O setor de recursos avançou, liderado por ações relacionadas ao petróleo. Oil Search e Santos fecharam acima de 4.4 e 2.6%, enquanto grandes mineradoras como BHP Billiton e Rio Tinto subiram 3,6 e 2%, respectivamente. A produtora de ouro Newcrest Mining subiu 0,7%, após o ouro spot ficar acima de $ 1.270 a onça, na terça-feira.

As aprovações australianas para construir novas casas em dezembro caíram 3,3%, depois de atingir um nível recorde no mês passado, enquanto o déficit comercial do país ficou em A$ 0.44 bilhões de dólares em dezembro, em comparação com um déficit de A$ 1.02 bilhões de dólares em novembro. O déficit foi o menor desde que a balança comercial tornou-se negativa em abril de 2014.

O Shanghai Composite da China subiu 2,47%, quebrando uma série de cinco sessões de queda, sustentado por ganhos nos setores de energia e financeiro. Após o sell-off na sessão anterior, China Life Insurance e China Pacific Insurance subiram 9 e 6,5% cada. Haitong Securities e Citic Securities saltaram 6,2 e 5,5%, respectivamente. China Minsheng Banking subiu 2% em Xangai e 0,6% em Hong Kong, depois de sofrer perdas acentuadas, na segunda-feira, após a renúncia de seu presidente, no fim de semana. PetroChina subiu 4,2%, enquanto a Sinopec e China Oilfield Services avançaram mais de 2% cada.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em Hong Kong, o Hang Seng avançou 0,29%. A gigante chinesa de informática Lenovo saltou 7% após a sua receita no terceiro trimestre subir 31%, para 14,1 bilhões de dólares americanos, superando as expectativas. Destaque para as vendas de smartphones, que mais do que dobrou.

Em sentido contrário, Nikkei do Japão caiu 1,27%, após o iene se fortalecer contra o dólar americano. O salto nos preços do petróleo também continuou a bater nos stocks de companhias aéreas, como a Japan Airlines e ANA Holdings, que fecharam em queda de 5,2 e 1,6% cada. As empresas de energia, que dependem fortemente de petróleo e gás natural, também estenderam as perdas. Chubu Electric Power e Tokyo Electric Power perderam 3,9 e 1,5% cada. Honda estava em foco, depois que um jornal local informou que a montadora estava planejando reduzir a produção em sua fábrica de Suzuka em 20%. As ações da montadora japonesa recuaram quase 3%.

EUROPA: As bolsas europeias avançam na manhã desta terça-feira, impulsionadas pelo alívio com as preocupação da Grécia, ante seus credores.

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis revelou propostas que apresentará a seus credores, trocando a dívida por novos títulos ligados ao crescimento, a execução de um excedente orçamental permanente e uma busca aos sonegadores de impostos, enquanto o ministro das Finanças do país continua a sua ofensiva de aproximação em toda a Europa em busca de apoio para um novo acordo da dívida. Na terça-feira, Varoufakis deve se reunir com o ministro das Finanças italiano Pier Carlo Padoan em Roma. Após encontro com o chanceler britânico George Osborne na segunda-feira, Osborne disse aos jornalistas que o problema da dívida entre o governo grego e a zona do euro "se tornou o maior risco para a economia global", informou a Reuters.

O pan-europeu Stoxx Euro 600 foi ajudado pelos setores de energia e recursos. As ações de energia estão entre os melhores desempenhos no Stoxx 600. Total e Royal Dutch Shell sobem mais de 2%. Ações da BP sobem 3,6% nos primeiros negócios, após a empresa registrar lucro trimestral de US$ 2,2 bilhões, superando as previsões dos analistas e anunciar um corte em seus planos de gastos. As mineradoras com exposição à Austrália reagem bem. BHP Billiton avança 4% e Rio Tinto sobe 2%.

As ações da Danske Bank sobem 1,8%, após o maior banco da Dinamarca lançar um plano de recompra de ações de 5 bilhões de coroas (761 milhões de dólares), o primeiro programa desse tipo desde 2004. O Banco Santander sobe 2,7%, após o maior banco da Espanha anunciar um aumento de 68% no lucro no quarto trimestre, em linha com a estimativa dos analistas.

AGENDA ECONÔMICA: EUA
13h00 - Factory Orders (mede o volume de pedidos feitos à indústria como um todo, de bens duráveis e bens não duráveis);
13h00 - IBD/TIPP Economic Optimism (mede o nível de confiança do consumidor e o otimismo quanto à atividade econômica);

ÍNDICES MUNDIAIS (7h35):

ÁSIA
Nikkei: -1,27%
Austrália: +1,46%
Hong Kong: +0,29%
Shanghai Composite: +2,47%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +1,17%
London - FTSE: +1,21%
Paris CAC +1,39%
IBEX 35: +1,88%
FTSE MIB: +1,88%

COMMODITIES
BRENT: +4,21%
WTI: +2,49%
OURO: +0,64%
COBRE: +3,21%
NIQUEL: +1,43%
SOJA: +0,88%
ALGODÃO: +0,43%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,29%
SP500: +0,28%
NASDAQ: +0,24%

Observação: Este material é um dados desse relatório .

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações