“Plano Marshall” agora é uma bobagem, diz Mendonça de Barros

 | 30.04.2020 08:22

Não faz sentido querer lançar um “Plano Marshall” brasileiro para tirar o país da crise deflagrada por uma pandemia. Essa é a opinião de um dos economistas mais respeitados do país. Luiz Carlos Mendonça de Barros conversou com Samy Dana e Fabio Macedo, diretor comercial da Easynvest, sobre as saídas para a economia voltar a crescer.

Sem papas na língua, ele dispara que a agenda liberal do governo, sob a batuta de Paulo Guedes, perdeu o sentido neste momento, mas pondera que a criação de um plano conduzido pela Casa Civil para liberar as torneiras do governo, neste momento, seria uma “bobagem”. O economista aposta que o modelo keynesiano [intervenção maior do estado a economia] deve prevalecer em todo o mundo, e no Brasil, e acredita que o próprio Guedes já reconhece a necessidade de mudar o remédio.

 

Assista à entrevista completa abaixo:

h2 “Plano Marshall” agora é uma bobagem, diz Mendonça de Barros/h2

{{youtubeshrotcode|null}}

Sócio da consultoria MB Associados, Luiz Carlos Mendonça de Barros é engenheiro, economista, e foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre 1995 e 1998 e foi ministro das Comunicações do governo Fernando Henrique Cardoso. Na entrevista a seguir, ele diz acreditar que a recuperação da economia brasileira deve acontecer em “V”, só um “V” bem mais tímido que em países como a China, e dá seu recado para o investidor que está com medo de tomar decisões agora.

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma, comandado por Samy Dana e Dony De Nuccio, que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos. A dose diária de independência financeira que faltava na sua rotina. Acompanhe nossas matérias e tudo o que acontece no mercado no site do Investnews.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações