PMI Industrial do ISM Não Sinaliza Recessão nos EUA, Pelo Menos Por Enquanto

 | 04.10.2019 10:01

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

O último relatório PMI Industrial do ISM causou calafrios nos investidores quando veio em 47,8, contra uma expectativa dos analistas de 50,4, na manhã do dia 1 de outubro. O resultado foi uma forte queda no S&P 500 depois da sua divulgação. Os números mais fracos do que os esperados trouxeram novamente à tona o medo de uma recessão. No entanto, o último dado do índice industrial de gerentes de compras (PMI) do ISM não necessariamente indica que uma recessão esteja a caminho.

Esse relatório do ISM em si não é o melhor indicador de recessões futuras, pelo menos não com base nos últimos dados. Analisando mais a fundo o último relatório, é possível constatar que os dados mais fracos correspondem a um aumento de 1,5% no PIB do terceiro trimestre na comparação anual. Além disso, analisando os dados passados, foram necessárias leituras ainda mais baixas para indicar que uma recessão estava chegando. É um sinal de que a economia está mais lenta? Sim. Os dados sinalizam uma recessão? Não, pelo menos não neste momento.

O PMI Industrial do ISM precisa cair mais

Seria prematuro, por parte de quem está apostando em uma recessão, já sair cantando vitória. Os relatórios anteriores do ISM, desde o ano de 1948, mostram que os dados mais recentes não sinalizam uma recessão. Nos últimos períodos, os números do ISM caíram para quase 48 em dezembro de 2016, antes de apresentarem um repique, chegando até mesmo a cair para 46 em março de 2003, sem que isso gerasse um quadro recessivo. No passado, os dados do ISM precisaram cair muito mais, para níveis em torno de 43 a 44, ou ainda mais baixos, para que indicassem uma recessão. Com base nas últimas leituras, no entanto, esse cenário recessivo pode não se concretizar em 2019 ou 2020.

Mesmo quando caiu abaixo de 43, esse indicador nem sempre sinalizou uma recessão. O PMI do ISM, embora seja uma ferramenta útil para medir a saúde do setor industrial nos EUA, não é um indicador perfeito para todos os casos. Seus dados caíram para quase 42 em abril de 1967 e 40 em 1952 sem desencadear uma recessão.