PMI na Europa Melhor Do Que o Esperado, Dá Um "UP" Nos Futuros Dos EUA

 | 03.06.2013 07:46

ÁSIA:

A maioria dos mercados asiáticos caiu nesta segunda-feira, com os dados do governo e do HSBC mostrando uma imagem contrastante da atividade manufatureira na China. A pesquisa patrocinada pelo governo sobre a atividade manufatureira no país, divulgada no sábado, subiu para 50,8 em maio, ante 50,6 em abril, indicando uma melhoria nas condições de negócios em fábricas do país, enquanto o resultado final da pesquisa divulgada pelo HSBC mostrou que o PMI caiu para 49,2 em maio, ante 50,4 em abril. Uma leitura inferior a 50 indica uma deterioração da atividade.

O Nikkei teve novamente o pior desempenho da região, derrapando 3,7%, terceira vez que o Nikkei cai mais de 400 pontos em uma única sessão desde 23 de maio, quando o benchmark perdeu 7,3%, ou 1.143 pontos. O dólar dos EUA fechou em ¥ 100,37.

O aumento das expectativas de inflação e rendimentos dos JGB (títulos do governo japonês) elevados, gerados pelo Abenomics, nome dado às políticas econômicas adotadas pelo governo do primeiro-ministro Shinzo Abe, podem inviabilizar a recuperação, a menos que esse aumento seja limitado pelo BC japonês. As perdas de segunda-feira vieram mesmo com a queda dos rendimentos de títulos do governo japonês. O JGB de 10 anos caiu 6 pontos base para 0,81%, segundo dados da FactSet.

As ações da Fast Retailing caíram 6,3%, Fuji Heavy Industries, fabricante dos veículos Subaru derrapou 4,2%, enquanto Sharp despencou 10,3%. Mitsubishi Motors perdeu 6,9%, após Reuters citar na sexta-feira, que a Renault da França estava costurando um possível acordo de cooperação com a empresa japonesa. As quedas em Tóquio também tiveram como base, o levantamento do Ministério das Finanças de que os gastos com investimento por parte das empresas japonesas caiu 3,9% no primeiro trimestre em relação ao período do ano passado.

Apagando os ganhos iniciais, o Xangai Composite caiu 0,1%, enquanto em Hong Kong, o índice Hang Seng recuou 0,5%. Na Austrália, o S&P/ASX 200 perdeu 0,8%, com os investidores digerido os dois dados do PMI da China e tentando descobrir, qual a direção que a segunda maior economia do mundo está tomando.

Kospi da Coréia do Sul mergulhou 0,6% e Taiex de Taiwan recuou 0,7%, após dados do PMI do HSBC nos respectivos países sinalizarem que a atividade enfraqueceu em maio. A leitura PMI da Coréia do Sul de maio caiu para 51,1, ante 52,6 em abril, enquanto o PMI de Taiwan caiu para 47,1 no mês passado, ante 50,7 em abril. Dados do PMI da Índia e do Vietnã também enfraqueceram.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em Seul, GS Engineering & Construction perdeu 1,3%, Hyundai Securities recuou 1,7% e Korea Electric Power deslizou 2,1%. Bancos pesaram em Hong Kong. Banco Industrial e Comercial da China perdeu 1,3% e Bank of Communications caiu 0,8 %.

Ações do setor de recursos caíram depois que o óleo bruto e ouro sofreram perdas na sexta-feira. Em Sydney, as ações da mineradora BHP Billiton caíram 2,3% e Fortescue Metals deslizou 2,7%. As ações da Rio Tinto recuaram 2,5% depois que a Dow Jones Newswires informou que a empresa de private equity Blackstone e Glencore Xstrata do Reino Unido estão pretendendo comprar as operações da filial de minério de ferro canadense da Rio Tinto.

EUROPA: As bolsas européias registram fortes perdas, após dados da China mostrarem que o setor industrial contraiu mais que o esperado em maio, alimentando preocupações sobre a demanda e o crescimento do país. O Stoxx Europe 600 recua 0,72%, somando-se a perda de 0,9% de sexta-feira, mas os mercados regionais, recuperam depois dos índices PMIs da Europa e do Reino unido subirem inesperadamente em abril. O PMI de manufatura da Zona do Euro subiu para 48,3 partindo de 47,8 no mês anterior. Analistas esperavam um valor inalterado e no Reino Unido, o PMI subiu para 51,3, enquanto os analistas esperavam aumento para 50,2.

Fabricantes de automóveis franceses estavam entre os maiores decliners, depois que a associação dos fabricantes de automóveis franceses mostrou que os registros de automóveis de passageiros novos caiu 10% em maio ante o ano anterior. As ações da Renault caem 1,54% e Peugeot recua 1,03%.

Empresas de recursos, que tradicionalmente enfraquecem com dados ruins vindos da China, estão também entre os destaques de queda. Em Londres, Royal Dutch Shell cai 1,17% e BP recua 0,71%. Mas entre as mineradoras, não há consenso. Anglo American recua 0,5%, BHP Billiton cai 0,6%, mas Antofagasta avança 1,2% e Rio Tinto sobe 0,4%, com a sinalização de alta de algumas commodities metálicas.

O índice FTSE 100 do Reino Unido recua. Na França, a petrolífera Total cai 0,31% derrubando o índice CAC 40. Na Alemanha, o índice DAX 30 também cai. O Istanbul Nacional 30 index da Turquia cai 6,4%, depois que os manifestantes entraram em confronto com a polícia no fim de semana em manifestações contra o governo. A maioria dos outros mercados regionais também recuaram.

AGENDA DE HOJE:

EUA:
10h00 - Manufacturing PMI (Sondagem Industrial PMI);
11h00 - ISM Manufacturing PMI (mede o nível de atividade industrial no país);
11h00 - ISM Manufacturing Prices (expectativa dos negócios em relação à inflação futura, onde um número maior indica uma maior expectativa de inflação);
11h00 - Construction Spending (mede os gastos decorrentes da construção de imóveis);

AGENDA DA PRÓXIMA SESSÃO

EUROPA: Producer Price Index (PPI) de Abril (índice de preços ao produtor da Zona do Euro).
ALEMANHA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
REINO UNIDO: Purchasing Managers Index Construction de Maio (mede o nível de atividade econômica no setor de construção do Reino Unido).
EUA: 09h30 - Trade Balance de Abril (saldo mensal da balança comercial dos Estados Unidos);

ÍNDICES MUNDIAIS (7h25):

ÁSIA
Austrália: -0,78%
Nikkei: -3,72%
Hong Kong: -0,49%
Xangai Composite: -0,06%

EUROPA
London - FTSE: -0,40%
Paris Cac 40: -0,45%
Frankfurt - Dax: -0,58%
Madrid IBEX: -0,54%
FTSE MIB: -0,68%

COMMODITIES
BRENT: +0,79%
WTI: +0,53%
OURO: +0,66%
COBRE: +1,39%
NIQUEL: +2,33%
SOJA: +2,06%
ALGODÃO: +0,86%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,38%
SP500: +0,27%
NASDAQ: +0,19%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações