Pombo ou Falcão?

 | 28.02.2018 08:38

O mercado financeiro captou o tom do novo presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em depoimento ontem na Câmara dos Estados Unidos. A fala suave ("dovish") de outrora em relação ao ciclo de alta nos juros foi substituída por um viés ligeiramente mais agressivo ("hawkish"). E, nessa briga entre pombos e falcões, Jay deu a entender que, se necessário, pode promover aumento adicional na taxa norte-americana.

Os investidores não entrarem em pânico, mas também não adoraram o que Powell disse na sua estreia pública como presidente do Fed. Por mais que tenha ecoado o tom que havia sido deixado na ata da reunião de janeiro, ainda comandada por Janet Yellen, Powell evitou dar pistas sobre o ritmo de alta dos juros nos EUA neste ano e apenas indiciou que o primeiro aperto em 2018 será em março, como previsto.

Daí em diante, será preciso avaliar os números sobre a economia dos EUA para saber quão gradual será esse processo. Afinal, mesmo com o tom ainda "gradualista" de Powell, indicadores econômicos acima do esperado tendem a inflar a expectativa de quatro altas nos juros norte-americanos em 2018.

Por ora, os investidores trabalham com apenas três elevações - em março, junho e dezembro - mas a aposta de um novo aumento antes do fim do ano pode ganhar espaço, conforme os dados de atividade, emprego e inflação surpreendam. Nesse sentido, saem hoje nada menos que os números do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA em 2017.

A expectativa é de uma ligeira revisão para baixo na segunda leitura, com o PIB crescendo 2,5% no quarto trimestre do ano passado, em relação à estimativa original de alta de 2,6%. O resultado efetivo será conhecido às 10h30. Depois, saem a atividade industrial em Chicago neste mês (11h45), as vendas pendentes de imóveis residenciais em janeiro (12h) e os estoques semanais de petróleo bruto e derivados no país (12h30).

À espera desses números os mercados internacionais seguem no vermelho nesta manhã. A Ásia teve uma sessão de perdas, contaminada pelo desempenho negativo em Wall Street ontem e também pelo sinal vindo dos índices futuros das bolsas de Nova York hoje, o que também prejudica a abertura do pregão europeu. Dados mais fracos que o esperado no Japão e na China potencializaram a queda na região.

A produção industrial japonesa caiu mais que o esperado em janeiro, em -6,6% em relação a dezembro, no maior recuo mensal desde março de 2011, ao passo que as vendas no varejo japonês recuaram 1,8% no período, ante previsão de -0,6%. Na China, o índice dos gerentes de compras (PMI) da indústria caiu a 50,3 em fevereiro, de 51,3 em janeiro, na maior queda em cinco meses, em meio à pausa pelo Ano Novo Lunar.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em reação, os metais básicos são negociados em baixa, assim como o petróleo, após o alerta sobre a produção ininterrupta de xisto nos EUA. As moedas emergentes e correlacionadas às commodities também perdem terreno em relação ao dólar, que mede forças em relação aos rivais de países desenvolvidos, como o iene e o euro. Nos bônus, o rendimento do título de 10 anos dos EUA (T-note) segue em alta.

É válido lembrar que, no início de fevereiro, os negócios com bônus ganharam maior atratividade dos investidores em meio à especulação de que o Fed poderia subir os juros nos EUA em um ritmo mais rápido do que esperado antes. Os dados robustos sobre o mercado de trabalho nos EUA (payroll) em janeiro geraram uma forte onda vendedora (selloff) nas ações globais, em meio a uma forte aversão ao risco.

Juros mais altos na maior economia do mundo tendem a retirar recursos aplicados em países mais arriscados, como o Brasil. Aliás, internamente, os investidores aguardam os números do PIB brasileiro, amanhã, para saber como anda a atividade doméstica e se há espaço para o Banco Central promover mais um corte na taxa básica de juros em março. As chances de queda adicional da Selic estão dividas em 50%, com o restante indicando manutenção.

Na agenda econômica do dia, o destaque local fica com a taxa de desemprego no país (9h), que deve ter seguido elevada no início deste ano, alcançando a marca de 12% e somando cerca de 12,5 milhões de pessoas desocupadas. Por isso, por mais que o governo tente melhorar a popularidade, a campanha não é suficiente, pois, para uma parte expressiva na economia real, a percepção é de que o pior ainda não passou.

Ainda no calendário doméstico, saem as sondagens dos setores industrial e de serviços neste mês, além dos dados parciais de fevereiro sobre a entrada e a saída de dólares no país (12h30) e da nota de política fiscal no mês passado (14h30). Na safra de balanços, destaque para a Gerdau, que deve ter sido beneficiada pelo aumento no preço do aço.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações