Por Que a Petrobras Reduz o Preço da Gasolina, mas Nada Acontece?

 | 20.02.2017 17:24

O jornal alarma: a Petrobras (SA:PETR4) reduziu o preço da gasolina. O povo comemora, vai encher o tanque e...opa! O litro subiu! O que está acontecendo? O objetivo da “nova” Petrobras não era ter mais transparência na política de preços? O competente Pedro Parente, o novo presidente da estatal, não está vendo isso?

É difícil explicar isso tudo, mas vamos lá tentar! O mercado é ENORME, são 300 bilhões de reais por ano. É algo que está em nossa vida diariamente. O petróleo é a commodity das commodities. Os traders negociam como loucos no mundo inteiro e especulação come solta. Isso, claro, sem falar das ramificações políticas em torno do ouro negro.

Assim, nada mais natural para uma empresa que segue as regras de mercado, como a Petrobras, se integrar na cadeia e seguir o preço internacional. No Brasil, já há um tempo o mercado de importação e exportação de combustíveis é livre. Qualquer um pagando o frete pode trazer o combustível e competir.

Antes, entretanto, a Petrobras fazia dumping (vendia mais barato do que o preço real para controlar artificialmente a inflação). Agora, a estatal parou de esbanjar nosso dinheiro e sufocar o mercado.

Então, mesmo com a competição, o que está acontecendo?

Alguém poderia dizer que a culpa é das distribuidoras. São três distribuidoras com quase 90% do mercado. É uma concentração considerada média-alta, ao olhar indicadores como HHI (índice de concentração de Herfindahl-Hirschman), como o Cade – que é o responsável por acompanhar a concentração do mercado - gosta de ver.

Se for esse o problema, bem... o Cade não parece estar tão preocupado assim. Poucos apostam que o regulador irá interferir para valer na compra da Ale pela Ipiranga.

E as desculpas?

Já é recorrente: após cada redução de preço os jornalistas vão atrás dos especialistas, que jogam a culpa em impostos, custo do etanol, frete e etc.. Como é uma cadeia gigantesca, sempre vai ter algum dos componentes do preço aumentando. E talvez, quando não houver, os estados serão rapidinhos em aumentar o ICMS do combustível. É o produto que mais traz receita desse imposto para os estados...

E se nenhum preço aumentar, o combustível cai?

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Mas e a oferta e demanda, onde está? Bom, ela é um pouco mais lenta que os nossos donos de postos. E o que acontece aqui, acontece também com a gasolina em vários países. É o efeito “rocket and feather”, ou seja, quando vai subir, sobe como um foguete, e para cair, desce como uma pena.

É simples: se o preço subiu, algum dos seus vizinhos com estoque baixo vai precisar aumentar rapidinho, e você já com estoque alto vai aproveitar a mamata. O seu ganho não aumenta se vender o estoque antigo à preço baixo. Agora... se o preço cai, você vai esperar algum vizinho seu reduzir o preço... e a vontade para diminuir não é tão intensa assim....Aí está o porquê de nada acontecer quando você passa no posto após a Petrobras seguir o mercado internacional.

Gustavo Kahil é editor do Money Times.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações