Por que as Bolsas Sobem ao Redor do Mundo após Vitória de Trump?

 | 10.11.2016 07:43

ÁSIA: Mercados da Ásia fecharam em alta nesta quinta-feira enquanto investidores reavaliam o impacto econômico da vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos.

O Nikkei 225 fechou 6,72% maior, com o iene enfraquecendo contra o dólar negociado a 105,42 após o par dólar/iene mergulhar a níveis de 101 na quarta-feira. Um iene mais fraco ajuda a impulsionar as ações japonesas. O primeiro-ministro Shinzo Abe do Japão disse que ele vai conhecer o presidente eleito na próxima semana em Nova York.

O índice de referência australiano ASX 200 fechou em alta de 3,34%, impulsionado pelos subíndices de energia e materiais, enquanto o subíndice do ouro recuou. Os investidores correram de volta para ações, acrescentando cerca de US$ 50 bilhões na bolsa, com investidores dando uma interpretação positiva para a vitória surpresa de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos. As ações de mineradoras explodiram com a expectativa de que a vitória de Trump possa significar um aumento nos gastos em infraestrutura nos EUA, que em última análise, melhorará para os mercados de commodities e empresas de construção de novos projetos. O minério de ferro disparou para o maior nível desde janeiro do ano passado, o que levou a BHP Billiton a subir 8,2%, seguido de perto pelo Rio Tinto (LON:RIO), com um aumento de 8,2% e Fortescue Metals, um aumento de 10,7%.

O NZX 50 da Nova Zelândia acabou 1,04% maior após o Banco da Reserva da Nova Zelândia cortar as taxas em 25 pontos base, para um recorde de baixa de 1,75% antes da abertura dos mercados. A declaração do RBNZ advertiu que inúmeras incertezas permanecem, em particular no que diz respeito à conjuntura internacional e política, podendo ser necessário ajustar de acordo com sua conformidade.

Na Coreia do Sul, o Kospi fechou em alta de 2,26%, enquanto em Hong Kong, o Hang Seng tinha subiu 1,89%. O Shanghai Composite fechou em alta de 1,36%.

O yuan chinês renovou uma nova baixa de seis anos em relação ao dólar, acompanhando o rali do dólar depois da vitória surpresa de Trump. O yuan caiu para 6,7912 em relação ao dólar. As empresas chinesas envolvidas no One Belt, One Road (OBOR), uma iniciativa liderada pela China para um conjunto de obras de infraestrutura e comércio integrado entre vários países da Eurásia, recebeu um impulso a partir de um yuan mais fraco e a vitória de Trump. China Communications Construction subiu 6,86%, enquanto Zoomlion Heavy industries subiu 4,62% e Sany Heavy adicionou 3,11%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O ouro, um dos beneficiados iniciais da incerteza eleitoral nos EUA, subiu 0,74% para US$ 1,287.20 a onça após subirem quase 5% na quarta-feira. Durante comércio asiático, o petróleo também avançou recuperando parte das perdas anteriores de quase 4% na quarta-feira.

EUROPA: As bolsas europeias registram altas substanciais nesta quinta-feira, acrescentaram os ganhos da sessão anterior, com os investidores apostando no recém-presidente eleito Donald Trump que deve dar um impulso a setores como saúde e infraestrutura. O índice Stoxx Europe 600 sobe 1,08%, a caminho da quarta sessão consecutiva de alta. O valor de referência pan-europeu terminou 1,5% maior na quarta-feira, após um dia de grandes oscilações quando o candidato republicano Trump ganhou a eleição presidencial dos EUA.

Segundo analistas, os mercados estão demonstrando uma impressionante capacidade de digerir as mudanças políticas significativas depois do Brexit do Reino Unido e isso é um bom presságio, visto o aumento da chance de termos mais mudanças políticas num futuro próximo, notadamente na Europa ao longo dos próximos 12 meses com eleições na Áustria, França, Alemanha e um referendo na Itália.

O alemão DAX 30 segue a caminho para o seu maior fechamento desde o final de Dezembro de 2015.

No Reino Unido, o FTSE 100 avança na sequência da alta de 1% na quarta-feira. O benchmark britânico abriu inicialmente em baixa, com os investidores apreensivos com temas que possam surgir a partir da gestão de Donald Trump que começa no próximo ano. Os planos do republicano para projetos relacionados com infraestrutura impulsionam preços como o de cobre. As ações da produtora de cobre Antofagasta (LON:ANTO) disparam 10,23%. Entre outras mineradoras, Anglo American (LON:AAL) sobe 4,8%, Rio Tinto sobe 4,2% e BHP Billiton avança 3,7%. As ações da fornecedora de materiais de construção CRH (LON:CRH) sobem 4,56% pois o mercado norte americano soma 51% de sua receita.

O estudo de mercado imobiliário RICS mostrou que os preços dos imóveis aumentaram nos últimos três meses para 23 em outubro, ante 18 em setembro. A contínua alta dos preços deve continuar apoiada devido à escassez de oferta.

AGENDA DO INVESTIDOR: EUA
11h30 - Unemployment Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego);
16h01 - 10-y Bond Auction (leilão de títulos de 10 anos do governo americano);
17h00 - Federal Budget Balance (orçamento federal dos Estados Unidos);

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:

Dow: +0,48%
SP500: +0,45%
NASDAQ: +0,74%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações