Por Que Até o Tesouro Selic Pode Apresentar Rentabilidades Negativas?

 | 18.02.2022 08:04

Olá, pessoal! Há pouco tempo atrás, tive um bom amigo que, pela primeira vez, conseguiu juntar uma graninha e resolveu investir. Dentre outros investimentos, ele comprou Tesouro Selic 2027, ou seja, títulos do Governo Federal que pagam a taxa Selic e vencem em 1º de março de 2027. Para sua surpresa, alguns dias depois, ao acessar seus investimentos, percebeu que havia perdido dinheiro (mesmo que um pouco) neste título.

Ele, então, me ligou e nossa conversa foi assim:

Amigo: “Olá Carlos Heitor. Estou aqui encucado. Fiz alguns investimentos, conforme te falei semana passada. E há algo que não estou entendendo de jeito algum.”

CHC: “Olá grande Amigo. Diga lá!”

Amigo: “Eu entendo que se eu comprar uma ação, ela pode cair de preço e então meu investimento perder valor. Mas comprei Tesouro Selic, títulos que rendem de acordo com a taxa Selic. E a taxa Selic está atualmente em 10,75% ao ano (meu adendo: atualizei para o valor atual), portanto bem positiva, como sabemos. Por que diabos perdi dinheiro em poucos dias com esse investimento se sua remuneração esteve sempre positiva?”

CHC: “Excelente ponto meu amigo. Vou te explicar, mas antes deixa eu apenas te fazer uma ligeira correção. Na verdade, 10,75% é a meta da taxa Selic. A taxa que irá remunerar os seus títulos é dada pelo mercado e ela tem se mantido estável em 10,65% ao ano depois da última reunião do Copom. Mas isso não muda o cerne da sua dúvida, apenas aproveitei para fazer essa pequena correção. Irei te explicar por que até o Tesouro Selic pode ter rentabilidades diárias negativas.”

E então dividirei com vocês neste artigo uma explicação bastante clara e didática para matar, de uma vez por todas, essa dúvida que é muito comum entre investidores. Vamos lá.

Preciso iniciar a explicação com a tabela abaixo, copiada e colada diretamente do site do Tesouro Direto. Essa tabela indica as taxas dos títulos disponíveis para compra no momento em que escrevo este artigo (quinta-feira, dia 17).