Por que correções de mercado são oportunidades e não momentos de pânico

 | 21.08.2023 10:41

  • O mercado acionário é cíclico; por isso, correções são normais;
  • A melhor forma de evitar ser pego na volatilidade de curto prazo é focar no longo prazo;
  • As correções podem assustar um pouco, mas também oferecem a oportunidade de comprar ações com desconto.
  • Pense um pouco sobre o mercado de ações: há dias em que ele tem um forte desempenho, tocando novas máximas, mas há ocasiões em que tudo vem abaixo, abalando a confiança dos investidores. Esse constante movimento faz com que muitas pessoas adotem estratégias operacionais de curto prazo de forma errada, sofrendo perdas significativas.

    É verdade que o mercado pode registrar um rali prolongado, porém muitas vezes só percebemos essas tendências quando já estão acabando, ou seja, no momento em que já é tarde demais. E quando decidimos investir, a desvalorização já aconteceu, afetando nosso ânimo.

    Em vez de focar apenas em novas máximas, deveríamos ver os momentos de fraqueza (inclusive quedas) como oportunidades valiosas de compra.

    Nossa atenção deveria se voltar para retornos de longo prazo, evitando a volatilidade do dia a dia. Nos últimos 30 anos, o S&P 500 teve uma média de retorno anual de 10%.

    Correções, novamente, não são retrocessos, mas oportunidades valiosas para investidores inteligentes. No entanto, é fundamental ser cauteloso em relação ao ruído do mercado. Cada dado econômico é complexo e está sujeito a revisões, e interpretar como ele se encaixa no contexto geral é bastante complexo.

    Volatilidade, recuos e disparadas repentinas de preços fazem parte do padrão normal.

    Manter as tendências em mente ajuda a evitar reações exageradas, e analisar os gráficos de forma abrangente pode fornecer bons insights. O uso de linhas de tendência ou médias móveis também pode auxiliar nesse processo.

    Dito isso, vamos dar uma olhada em alguns gráficos interessantes e tentar analisá-los.

    h2 MSCI World/h2