Por Que Investir no Exterior? – 5 Motivos!

 | 19.07.2018 12:22

Cara lembro como se fosse hoje a primeira vez em Amsterdam! Que cidade! Louca em vários aspectos, mas um local de liberdade. Não bastasse o poder andar tranquilo na rua e não ter aquela insegurança que nos rodeia no Brasil, a liberdade de ir e vir e poder fazer o que quiser é algo muito bacana. Não estou só falando das drogas lícitas por lá não, ainda que essa é mais uma liberdade interessante. É mais sobre a atmosfera do local mesmo, enfim.

Traçando um paralelo, estou sentindo isso agora que estou começando a investir lá fora. Fora das fronteiras e do risco associado ao Brasil. Um mundo de opções, diversidade, oportunidade. Uma atmosfera boa sabe! Menos preocupações com discussões políticas inócuas e um pensamento positivista. Pensar pra frente. Quais as novidades dessa ou daquela empresa que farão suas ações subirem nos próximos anos, enfim.

Numa linha Tim Maia do tipo “me dê motivos…” listo 5 pelos quais optei começar a investir no exterior, mais especificamente nos EUA.

Mais abaixo os 5 motivos listados….

  • Diversificação de Mercados.

Principio básico da confecção de portfólios: diversificação! Não sou um fã dessa ideia pois me alinho mais a visão de Buffet de colocar os ovos na mesma cesta. Mesmo assim, senti na pele, ou no bolso, os malefícios de não se estar diversificado de fato. Dia 17/05/2017 quando da delação da JBS (SA:JBSS3) os mercados brasileiros foram duramente atingidos e eu perdi dinheiro nos Fundos Multimercados, nas Ações e até nos títulos do tesouro. O mesmo aconteceu agora em 2018 com a escalada do dólar e aversão a risco e ao Brasil. A questão é você não está bem diversificado se os seus recursos estão todos atrelados a ativos brasileiros! Sejam eles de renda fixa ou variável. Tem que estar exposto a outros mercados.

  • Melhor balanço de Ativos x Passivos.

Quanto do seu consumo é dolarizado? Diria que hoje em dia muito! Celular, TV, roupas, tênis ou ainda mais diretamente viagens ao exterior. Todos esses passivos (despesas) dolarizadas precisam ter uma equivalência de ativos dolarizados! Caso contrário você terá que trocar o computador Dell por um Positivo, ou o a viagem para Disney por um passeio no Beto Carreiro (no offense). Para melhorar nosso Balanço precisamos ter ativos em dólar!

  • Número maior de opções.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Você é um entusiasta de energia limpa? Você acredita na Biotecnologia? Você é defensor de alimentos orgânicos? A lista poderia seguir de lojas de vídeo games a grandes empresas de petróleo. Há um caminhão enorme de opções de investimentos lá fora. São milhares de empresas e/ou ETF’s dos mais diversos e variados que te permitem investir até em coisas que você entende mais do que as tradicionais Petro e Vale (SA:VALE3). Ahh e isso vale para renda fixa também!

  • Brasil é muito arriscado.

Amo meu país, mas é um fato que comparativamente a outros mercados somos considerados “lixo” para muitos investidores. Que tal investir seus recursos no Vietnã? Ou na Macedônia? Ou quem sabe no nosso vizinho Paraguai? Pois é, esses países tem o mesmo grau de investimento que o Brasil! E não precisa nem pensar muito, a instabilidade e incerteza política e econômica fazem parte do nosso dia dia. Então não tem como não dizer que o Brasil é um local arriscado a investimentos!

  • Maior segurança e desempenho.

Mercado americano de capitais é o maior e mais desenvolvido do mundo. Bolsa americana (NYSE) foi fundada em 1817! Ou seja, acabaram de completar 200 anos! Já nossa moeda tem menos de 30 anos e a bolsa brasileira, apesar de ter sido fundada em 1890 (Bovespa), somente na década de 60 é que começou a se desenvolver, mas fato que até hoje não caiu no gosto do brasileiro. Qual mercado você pensa que é mais bem regulado ou qual possui as melhores instituições que protege o pequeno investidor? O mercado americano oferece segurança institucional e regulatória aos investidores.

E em termos de desempenho o crescimento econômico observado nos EUA ao longo de anos foi traduzido em valorização das ações. Lá existem algumas empresas que pagam dividendos aos seus acionistas por mais de 100 anos! E mesmo com as crises e solavancos pelo qual o mercado passou (vide 2008) um investidor que tivesse apostado no S&P 500 nos últimos 15 anos, teria tido um retorno de mais de 230% e isso mesmo com a gravíssima crise de 2008 no meio do caminho!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações