Por Que os Preços do Petróleo São Voláteis? Vão Subir ou Cair?

 | 19.04.2022 12:46

Os dados de crescimento do primeiro trimestre da China foram divulgados ontem. Apesar da China ter crescido 4,8% no primeiro trimestre, acima das expectativas (4,4%), outros dados sobre a macroeconomia não foram bem recebidos. Por exemplo, as vendas no varejo caíram 3,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior (a expectativa era de uma queda de 1,6%) e a taxa de desemprego subiu para 5,8%, o nível mais alto desde maio de 2020 (esperado 5,5%). Interpretou-se que as perspectivas econômicas podem se deteriorar ainda mais no próximo período, especialmente com o efeito das quarentenas em Xangai.

Por outro lado, na sexta-feira passada, o Banco Popular da China manteve as taxas de juros estáveis, ​​apesar das expectativas de corte e disse que reduzirá a quantidade de dinheiro que os bancos precisam manter como reservas, diminuindo em 25 pontos-base a reserva obrigatória para todos os bancos a partir de 25 de abril. Ao mesmo tempo, forneceu ao mercado um caixa de longo prazo de US$ 83 bilhões.

No entanto, apesar destas medidas do Banco Popular da China, o escritório nacional de estatísticas da China também afirmou que "dias difíceis aguardam", com as quarentenas em curso na China e a deterioração progressiva das cadeias de abastecimento com o aumento dos lockdowns, os problemas em curso com o mercado imobiliário e os riscos decorrentes da guerra Rússia-Ucrânia.