Por que algumas taxas de câmbio têm as moedas invertidas em relação ao dólar?

 | 08.12.2022 08:45

Você muito provavelmente já se perguntou por que uma taxa de câmbio tem o Dólar Americano (USD) como moeda base, por exemplo, no par USD/JPY em relação ao iene japonês, e outra tem a moeda americana como denominador, como em relação ao euro (EUR/USD).

A resposta realmente é pela convenção que um país escolheu. Na verdade, o motivo da escolha dessa convenção é muito simples. Vamos entender melhor:

*) Cotação EUR/USD – onde o EUR é a moeda base, e o USD é a moeda denominador, também chamada de moeda da cotação.

*) Cotação USD/JPY – onde o USD é a moeda base, e o JPY é a moeda denominador, também chamada de moeda da cotação.

h2 COTAÇÕES DIRETAS OU INDIRETAS/h2

As taxas de câmbio podem ser diretas ou indiretas.

Cotações Diretas são quando a moeda base é a moeda estrangeira, e a moeda denominador é a moeda local. As cotações diretas então mostram quantas unidades da moeda local você precisa para comprar 1 unidade da estrangeira.

Um bom exemplo é o Real brasileiro, cujo símbolo é USD/BRL. Para uma cotação de 5,1545, isso significa dizer que você precisa de 5,1545 Reais (BRL) para poder comprar 1 Dólar americano (USD).

Cotações Indiretas são justamente o inverso: quando a moeda base é a moeda local, e a moeda denominador é a moeda estrangeira. Por exemplo: se você mora na Inglaterra, a sua moeda local é o GBP/USD (libra). A cotação hoje é de 1,2255. Isso significa dizer que você precisa de US$ 1,2255 (moeda estrangeira) para poder comprar 1 GBP (moeda local).

h2 CONVENÇÃO OU TERMOS/h2

Existem 2 convenções ou termos diferentes adotados pelos países, para as cotações das suas moedas:

*) Termo Europeu – Cotação Direta. Quando o USD é a moeda base, e a outra é a moeda denominador. Por exemplo: USD/JPY

*) Termo Americano – Cotação Indireta. Exatamente o contrário: quando a outra moeda é a moeda base, e o USD é a moeda denominador. Por exemplo: AUD/USD

h2 QUAL TERMO UM PAÍS ESCOLHE, E POR QUÊ?/h2

A grande maioria dos países escolhe a convenção ou Termo Europeu, e a consequente cotação direta, pelo simples motivo de ser mais fácil de entender o preço. Por exemplo: o Real brasileiro (USD/BRL) utiliza a convenção de cotação direta – Termo Europeu, por dizer quantos Reais você precisa para poder comprar 1 Dólar americano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações