Bruce Barbosa | 25.04.2019 12:30
Romi (SA:ROMI3) é um fabricante de máquinas industriais e peças fundidas e usinadas. A companhia é dividida em 3 grandes grupos, mas só o grupo Máquinas Romi vem apresentando Ebitda positivo.
Máquinas Burkhardt + Weber e peças não conseguiu pagar nem os custos da matéria prima de seus produtos. É desesperador.
Receita líquida -9 por cento, Ebitda e lucros negativos. Resultados bem fracos após um quarto trimestre de 2018 de números bem positivos.
A companhia vem anunciando entrada maior de pedidos desde o primeiro trimestre de 2018 – o de 2019 foi de enormes +47 por cento, mas as margens não ajudam.
Vamos escutar o que a gestão tem a dizer na teleconferência para entender melhor. Mas Romi depende de um investimento industrial (compradores de máquinas) que ainda não veio.
Olhando as ações, parece que o mercado esperava mais. Romi sobe +31 por cento no ano e negocia a 4x Ebitda e 11x lucros. Continuamos de olho.
Weg (SA:WEGE3)) é o benchmark da indústria mundial. A companhia é fabricante de motores elétricos em 12 países e um orgulho nacional.
Weg é muito mais lucrativa que Embraer (SA:EMBR3) que muita gente considera o supra-sumo da tecnologia nacional – se a companhia não dá lucro não tem motivo de existir.
E no primeiro trimestre de 2019, como se não bastasse, Weg deu mais uma aula na indústria nacional. Receita líquida +15 por cento, Ebitda +22 por cento e lucros +8 por cento.
Pasmem. Weg vê recuperação do ambiente de negócios brasileiro – puxado pelas commodities papel e celulose, petróleo e mineração. Quem fez o dever de casa enxerga oportunidade no desespero alheio.
Weg só tem 1 problema: o preço.
WEGE negocia a enormes 22x Ebitda e 32x lucros. Sim, os números crescem, mas pagar na frente coloca todas as probabilidades do inesperado contra seu rico dinheirinho.
Prova disso é que, mesmo com ótimos resultados, as ações de Weg só empatam com o Ibovespa nos últimos 3 anos, +88 por cento contra +85 por cento.
Pois é, já estava tudo precificado. Justamente o contrário do que procuramos – o preço é sempre a variável de ajuste.
Acompanhe muito mais no Twitter: @BruceBarbosa88, no FB: BruceBarbosaOficial e LinkedIn: BruceBarbosaOficial
Publicação Original
Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.