Pós-Balanço de Papéis de Bens de Capital: Vale Entrar em Romi e WEG?

 | 25.04.2019 12:30

Romi (SA:ROMI3) é um fabricante de máquinas industriais e peças fundidas e usinadas. A companhia é dividida em 3 grandes grupos, mas só o grupo Máquinas Romi vem apresentando Ebitda positivo.

Máquinas Burkhardt + Weber e peças não conseguiu pagar nem os custos da matéria prima de seus produtos. É desesperador.

Receita líquida -9 por cento, Ebitda e lucros negativos. Resultados bem fracos após um quarto trimestre de 2018 de números bem positivos.

A companhia vem anunciando entrada maior de pedidos desde o primeiro trimestre de 2018 – o de 2019 foi de enormes +47 por cento, mas as margens não ajudam.

Vamos escutar o que a gestão tem a dizer na teleconferência para entender melhor. Mas Romi depende de um investimento industrial (compradores de máquinas) que ainda não veio.

Olhando as ações, parece que o mercado esperava mais. Romi sobe +31 por cento no ano e negocia a 4x Ebitda e 11x lucros. Continuamos de olho.

Weg (SA:WEGE3)) é o benchmark da indústria mundial. A companhia é fabricante de motores elétricos em 12 países e um orgulho nacional.

Weg é muito mais lucrativa que Embraer (SA:EMBR3) que muita gente considera o supra-sumo da tecnologia nacional – se a companhia não dá lucro não tem motivo de existir.

E no primeiro trimestre de 2019, como se não bastasse, Weg deu mais uma aula na indústria nacional. Receita líquida +15 por cento, Ebitda +22 por cento e lucros +8 por cento.

Pasmem. Weg vê recuperação do ambiente de negócios brasileiro – puxado pelas commodities papel e celulose, petróleo e mineração. Quem fez o dever de casa enxerga oportunidade no desespero alheio.

Weg só tem 1 problema: o preço.

WEGE negocia a enormes 22x Ebitda e 32x lucros. Sim, os números crescem, mas pagar na frente coloca todas as probabilidades do inesperado contra seu rico dinheirinho.

Prova disso é que, mesmo com ótimos resultados, as ações de Weg só empatam com o Ibovespa nos últimos 3 anos, +88 por cento contra +85 por cento.

Pois é, já estava tudo precificado. Justamente o contrário do que procuramos – o preço é sempre a variável de ajuste.

Acompanhe muito mais no Twitter: @BruceBarbosa88, no FB: BruceBarbosaOficial e LinkedIn: BruceBarbosaOficial

Publicação Original

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações