Posição em ativos brasileiros é tática

 | 20.11.2023 10:00

Na semana passada os principais ativos de risco tiveram forte variação positiva. Destaque para o desempenho do ETF de small caps americano. O IJR, que tem como benchmark o índice S&P Smallcap 600, subiu aproximadamente 5% na semana, mas a performance no ano ainda é medíocre, apenas 1%. Já o SP500 subiu 2,24% e o Nasdaq 2,37%. Novas ondas de alta são muito prováveis com o IJR performando melhor que o SPY.

BLACK FRIDAY Antecipada: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor”

No caso de metais preciosos, a prata subiu 6% enquanto o ouro 2%. O par comprado em prata e vendido em ouro deve passar por um breve período de estabilidade antes de novos avanços.

O principal motor dessa melhora generalizada foi a percepção de que o processo desinflacionário americano continua, ainda que de forma lenta. No mercado de títulos de dívida americana, a taxa de 5% já aparece como teto.

O Brasil acompanha o mercado internacional, mas continua no reme-reme dos resultados fiscais incertos e da reforma tributária capenga. Não está descartada mais uma rodada de stress no mercado de crédito, não relacionada aos “problemas contábeis” das empresas, mas com o esfriamento do nível de atividade em alguns setores. A eventual compra de ativos brasileiros é muito mais tática do que estrutural.